Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 22/12/2020 - 08h18

Prefeitura de Atibaia promove formação de brigada de incêndio

Capacitação aconteceu com funcionários da Secretaria de Educação

Na sexta-feira (18) a Prefeitura da Estância de Atibaia realizou uma formação de brigada de incêndio junto a servidores municipais da Secretaria de Educação. A capacitação, promovida pela Secretaria de Recursos Humanos – Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho, foi oferecida aos funcionários da Creche Educadora Cristiane Alves Feitosa, localizada no bairro Caetetuba.

A ação – uma parceria do RH da Prefeitura com a Secretaria de Saúde/Divisão de SAMU – foi realizada em atendimento à legislação estadual de proteção contra incêndio, Decreto nº 63.911/18, e à Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Com carga de quatro horas, entre teoria e prática, a formação capacitou a equipe de servidores da creche na prática dos primeiros socorros em caso de emergências e na prevenção e no combate a princípios de incêndio.

Na área de Primeiros Socorros, os funcionários receberam instruções sobre: Avaliação primária/inicial da vítima; Desobstrução/liberação das vias aéreas; Ressuscitação/Reanimação Cardiopulmonar - RCP; e Hemorragias.

Já com relação à Prevenção e Combate a Incêndios, os servidores receberam orientações sobre: Responsabilidade do brigadista - aspectos legais; Teoria do fogo; Propagação do fogo; Classes de incêndio; Prevenção de incêndio; Métodos de extinção; Agentes extintores; Equipamentos de Proteção Individual; Equipamentos de combate a incêndio; Equipamentos de detecção, alarmes, luz de emergência; e Abandono de área.

Conforme a Secretaria de Recursos Humanos, além do atendimento à legislação a capacitação contribui de forma relevante com a rotina dos trabalhos e atendimentos às crianças da creche. De acordo com a Pasta, a iniciativa proporciona um ambiente escolar mais seguro, com profissionais preparados para agir preventivamente e diante de urgências e emergências, além de garantir atendimento adequado e tomada de decisões rápidas e assertivas, elementos fundamentais em situações que requerem a prestação dos primeiros socorros e/ou o combate imediato ao princípio de incêndio.

VOLTAR