Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 09/08/2025 - 09h34

Rope Days movimentou Atibaia com simulações de salvamentos em altura

Durante os dois dias de evento a população acompanhou de perto os desafios dos Bombeiros.

Foto: PEA

Atibaia foi palco de uma das maiores competições da América Latina na área de salvamento em altura. Nos dias 7 e 8 de agosto centenas de Bombeiros de corporações de todo o Brasil e da América do Sul estiveram na cidade para desafios que envolveram operações de resgate.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News

A cerimônia de abertura ocorreu na quinta-feira, dia 7 de agosto, na arena do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, com a presença de autoridades municipais e da população. O encerramento do evento contou com cerimônia de premiação na noite de sexta-feira, dia 8 de agosto, no Cine Itá Cultural, com presença dos participantes e autoridades locais.

Nos dois dias de atividades aconteceram simulações de vítimas em macas, ilhadas ou presas em estruturas elevadas. O público pôde acompanhar de perto e ainda conferiu, na arena do Centro de Convenções, uma exposição de veículos e equipamentos da corporação, incluindo viaturas históricas, além de um espaço educativo que recebeu alunos da rede municipal de ensino.

Seis pontos de desafios

As equipes participantes realizaram desafios em seis locais estratégicos: Jardim do Lago, Teleférico, Edifício Carraro, Elefantinho, Torre no Jardim Panorama e Pedra Grande. As simulações envolveram situações de vítima suspensa em estrutura de telhado (Ginásio Elefantinho); um acidente com um trabalhador de um prédio (Edifício Carraro); operador de telecomunicação preso em torre de comunicação (torres do Jardim Panorama); simulação de alpinista preso na parede rochosa (Pedra Grande); situação de enchente com vítima ilhada em bote (Jardim do Lago) e resgate simulado em caso de pane no teleférico do Lago do Major.

Equipes participantes

Ao todo, 17 equipes participaram das provas durante os dois dias, em sistema rotativo, passando por três locais diários, com tempo estimado de 1h30 para cada desafio. Os critérios de avaliação para a premiação das equipes foram tempo de execução, gerenciamento de equipe, técnica, segurança de cena e atendimento pré-hospitalar (APH).

Dessas 17 equipes, 9 delas são do Estado de São Paulo. Também formaram equipes os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo e 1 delas veio de Córdoba, na Argentina. Outros Estados marcaram presença acompanhando o evento, sem equipes participantes, somando 16 estados brasileiros.

Entre competidores e pessoal de apoio, mais de 250 pessoas estiveram envolvidas no Rope Days.

A realização do Rope Days em Atibaia teve o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e Lazer; Segurança Pública; Serviços e Defesa Civil; Mobilidade e Planejamento Urbano; Cultura; Turismo; e Justiça e Cidadania.

 
VOLTAR