Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 10/09/2021 - 14h08

Prefeitura de Atibaia inaugura sede do CRAS Alvinópolis

Essa é a quinta unidade do CRAS no município e levará o nome Sargento Nilson Mikio Furuta Júnior

A Prefeitura de Atibaia inaugurou nesta quinta-feira, 9 de setembro, a sede do CRAS Alvinópolis, sonho antigo da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), que prevê atender cerca de 4 mil pessoas, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social. O CRAS Alvinópolis levará o nome Centro de Referência de Assistência Social Sargento Nilson Mikio Furuta Júnior, em homenagem ao policial militar que morreu durante troca de tiros com assaltantes no município em dezembro de 2018.

O evento de inauguração do novo CRAS contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelonia dos Santos Barbosa; o prefeito de Atibaia, Emil Ono, o vice-prefeito Fabiano de Lima; a secretária da SADS, Magali Basile; o secretário de Serviços, Ricardo Freire; a secretária de Comunicação, Viviane Cocco; o secretário de Justiça, Luiz Benedito Toricelli; o juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Atibaia, Dr. Leonardo Marzola Colombini; o vereador Julio Mendes representando a Câmara Municipal; o major da Polícia Militar Wanderley Turolla e o capitão da PM Corrente, entre outros.

“Gostaria de agradecer o carinho da Secretária Nacional com a cidade de Atibaia, neste momento importante, da instalação de um CRAS que deverá atender pelo menos 4 mil pessoas”, disse o prefeito, que celebrou a homenagem a Nilson Mikio Furuta Júnior, a quem viu nascer. “Estou muito feliz de homenagear essa pessoa fantástica, eternizando o nome deste grande ser humano”.

A secretária nacional de Assistência Social destacou a importância da inauguração de mais um CRAS no município. “Este é um equipamento público que muda muitos projetos de vida. Nós que trabalhamos dentro de CRAS sabemos que por vezes recebemos pessoas tão desesperançadas, pessoas que às vezes estão se sentindo até humilhadas porque não conseguem prover o sustento da família ou por diversas situações que a vulnerabilidade e o risco social impõem. E é aqui, por conta de uma orientação ou atendimento, que a gente vê projetos de vida sendo modificados. Quem ganha é a população de Atibaia”, afirmou ela.

A nova sede do CRAS vai funcionar no prédio onde já funciona o Centro de Convivência da Terceira Idade – CCTI. O prédio foi dividido para uso do CCTI e do novo CRAS, em uma reforma com recursos próprios do município que custou R$ 36 mil, em parceria da SADS com a Secretaria de Serviços.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social já vinha observando uma crescente demanda no bairro Alvinópolis, com mais de 1.000 pessoas referenciadas, e, com a nova sede do CRAS, cerca de 4 mil serão atendidas com serviços de Assistência Social, com o objetivo de garantir direitos e fortalecer a convivência com a família e a comunidade.

Neste ano, a Prefeitura de Atibaia já inaugurou a nova sede do CRAS Caetetuba, responsável pelo atendimento de mais de 5 mil famílias referenciadas. Agora são, ao todo, cinco CRAS na cidade, além de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um centro POP, um serviço de abordagem, um Centro de Referência da Mulher, duas residências inclusivas, entre outras iniciativas que compõem a rede socioassistencial de Atibaia.

VOLTAR