Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 10/08/2022 - 08h07

Segurança Alimentar de Atibaia faz balanço e agradece parcerias

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem nova composição para biênio 2022/2024

Desde 2017, o Banco de Alimentos de Atibaia, mantido pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) da Prefeitura, vem garantindo a distribuição de frutas, verduras e legumes para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar na cidade. Atualmente, cerca de 1.200 famílias estão sendo contempladas por mês, segundo balanço divulgado na semana passada em evento de prestação de contas e agradecimento aos parceiros da iniciativa.

O encontro do último dia 3 contou com a presença do vice-prefeito de Atibaia, Prof. Fabiano de Lima; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tamy Ono; da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile; dos vereadores Júlio César Mendes, presidente da Câmara Municipal, e Paulo Ferraz Alvim, o Pi do Judô, entre outras autoridades.

Na ocasião, foi realizada a prestação de contas dos alimentos doados pela sociedade civil e pelos parceiros que estão construindo uma grande rede do bem no município, juntamente ao poder público, em projeto que envolve parceria com a Secretaria de Agricultura da Prefeitura e o Sindicato Rural; adesão ao Projeto Cozinha Alimentos, do Governo do Estado de São Paulo; articulação com equipamentos socioassistenciais (CRAS, CREAS, CENTRO POP, CAPS); participação no NIP – Núcleo de Inclusão Produtiva, em parceria com a rede sociassistencial pública e privada; e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura; além de outras ações importantes visando assegurar o direito humano à alimentação adequada. Na oportunidade receberam certificado de agradecimento os parceiros Fundo Social de Solidariedade, CATI da Secretaria de Agricultura e Paulo da Feira.

O Banco de Alimentos é viabilizado com recursos próprios do município e por meio de parcerias com a iniciativa privada, seguindo regras do Governo Federal, como empresas de alimentos da cidade, que contribuem com o repasse de produtos. São elas: Atacadão S.A; Unisuper União Supermercados Ltda; S.M. Champ; M.A. Sato – Varejão Alvinópolis; Hortifruti Pedra Grande Ltda; Comércio de Hortifruti e Distribuidora J.Cardoso; Giovani Bueno de Campos – Sacolão da Econômia; Natália de Oliveira – Agro Elisa; W&W Boulevard Comércio de Alimentos Ltda – Jd dos Pinheiros, W&W Boulevard Comércio de Alimentos Ltda – Estância; W&W Boulevard Comércio de Alimentos Ltda – Palavra da Vida Loja Jd dos Pinheiros B.S.; Copacabana Comércio de Alimentos Ltda; Ricardo Bru.

O acesso à alimentação de qualidade é um direito constitucional, e o Sistema Municipal de Segurança Alimentar agradece aos colaboradores e convida a todos para conhecer esse serviço e colaborar para manter o Banco de Alimentos, evitando o desperdício. A ação conta ainda com forte apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN, que tem nova composição para o biênio 2022/2024 (veja lista abaixo). Os novos integrantes tomarão posse em 29 de agosto.

Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN, para o biênio 2022/2024:

I – REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:
a) Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social:
1- Cláudia Martins Costa Mesquita – titular;
2- Mara de Castro Valente – suplente;
3- Tania Alessandra de Morais Tao – titular;
4- Evelyn de Souza Rodrigues – suplente;
b) Secretaria de Agricultura:
1- Marcos Roberto Albertini – Titular;
2- Gabriel Sola de Oliveira – Suplente;
c) Secretaria de Saúde:
1- Carmem Regina Dahi – Titular;
2- Andrea Cristina de Souza Oliveira – Suplente;
d) Secretaria de Planejamento e Finanças:
1- Lucimara Aparecida Pinheiro – Titular;
2- Maurício da Silva Tenório – Suplente;

II – REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:
a) Associação dos Produtores de Morango e Hortifruti de Atibaia, Jarinu e Região:
1- Oswaldo Mazziero – titular;
2- Sueli Aparecida de Lima Cezar – suplente;
b) Sindicato Rural de Atibaia:
1- Julio Takashi Kikuchi – titular;
2- Tsutomu Mitsuiki – suplente;
3- Emanuel Haddad Perdão – titular;
4- Daniel Malheiro do Nascimento – suplente;
c) Associação dos Vitivinicultores e Fruticultores de Atibaia – Avifrutas:
1- Luis Marcos Scarelli – titular;
2- Antônio José Scarelli – suplente;
d) Centro Universitário UNIFAAT:
1- Marcia Cristina Aparecida Thomaz – titular;
2- Andrea Kaarina Meszaros Bueno Silva – suplente.

 

VOLTAR