Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 20/09/2021 - 08h37

Vereadora falou da frente parlamentar em defesa das pessoas com deficiências

“Reforço a necessidade de se discutir a pauta e viabilizar projetos em Atibaia, deixando de lado qualquer bandeira ideológica”

A vereadora Ana Paula Beathalter foi à tribuna em Explicação Pessoal, durante a sessão de 14 de setembro, para defender a pauta da inclusão e destacar a importância das políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras. Ela falou sobre sua participação no encontro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, em Jaguariúna (SP).

“Reforço a necessidade de se discutir a pauta e viabilizar projetos em Atibaia, deixando de lado qualquer bandeira ideológica. Recentemente, propus projeto para nossa cidade, que infelizmente foi rejeitado, mas tenho certeza de que a matéria em breve voltará a ser discutida na Câmara, pois é muito superior a qualquer tipo de divergência, seja política ou jurídica.

UNIÃO PELA INCLUSÃO

A vereadora participou do evento em Jaguariúna a convite da deputada estadual Valéria Bolsonaro, da Frente Parlamentar. “Ela tem experiência por décadas em sala de aula, observando as dificuldades de crianças com deficiências e doenças raras e seus pais. A convite da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, assumiu o objetivo de descentralizar a frente parlamentar, superando divergências políticas, ideológicas ou partidárias. É possível haver a união de autoridades e pessoas engajadas na causa da inclusão. Atibaia está entre os municípios que aderiram ao movimento”.

Ana Paula Beathalter citou entre as presenças no evento: Sérgio Freitas, ministro-substituto da Ciência e Tecnologia; Priscilla Gaspar, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a primeira deficiente auditiva a ocupar cargo de segundo escalão no governo federal; Mário Frias, secretário nacional de Cultura; e Luiz Carlos Zeferino, diretor de Ciências Médicas da Unicamp, que atua na formação de profissionais especializados no espectro autista.

AVANÇOS EM ATIBAIA

“Em Atibaia, crianças e pessoas autistas são atendidas pelo CAADE e pela APAE, entre outras instituições públicas e privadas, mostrando o quão importante é contarmos com profissionais formados para esse atendimento”, comentou a vereadora.

 “As áreas de educação, saúde, cultura e esporte são importantes para o cuidado dessa população. Lembrando que a deputada Valéria esteve em agosto em Atibaia e anunciou a destinação de 250 mil reais para a causa, verba a ser liberada em março do próximo ano. Sabemos que os avanços não serão da noite para o dia, porque requerem investimentos. Mas avançaremos nesse campo com a ajuda das autoridades de todas as esferas - municipal, estadual e federal”, concluiu Ana Paula Beathalter

VOLTAR