Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 07/09/2023 - 19h18

Atibaia está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

Ranking Connected Smart Cities tem o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país; Atibaia se destaca em Economia e Segurança

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Atibaia seguem rendendo resultados importantes. Desta vez, o município apareceu no Ranking Connected Smart Cities 2023 entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, com destaque para as boas colocações nos segmentos de Economia e Segurança.

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo elaborado pela Urban Systems e tem o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país. Foram mapeados 656 municípios com mais de 50 mil habitantes. Também foram considerados 74 indicadores em 11 eixos temáticos, que atestam serviços inteligentes nas cidades, referentes aos segmentos de Mobilidade; Urbanismo; Meio Ambiente; Tecnologia e Inovação; Economia; Educação; Saúde; Segurança; Empreendedorismo; Governança e Energia.

O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores. Atibaia terminou na 90ª colocação no geral e obteve suas melhores posições em Economia (15º) e Segurança (29º), mas também esteve na lista das 100 melhores em Meio Ambiente (51º), Governança (58º), Saúde (75º), Educação (82º) e Mobilidade (82º).

Com novas iniciativas de desenvolvimento em diversos setores, Atibaia tende a melhorar ainda mais essas colocações. Recentemente, a Administração Municipal também criou um Grupo Especial de Trabalho, com a finalidade de coordenar todas as ações de desenvolvimento e implantação do Projeto de Modernização da Gestão, Eficiência Energética de Prédios Públicos e Promoção do Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

A intenção do projeto é melhorar o atendimento à população com a disponibilização de mais serviços digitais e oferecer um cadastro unificado com todas as informações do munícipe nas áreas de educação, saúde, social, finanças e outras; diminuir a despesa de energia elétrica através da utilização de energia limpa, atendendo ao ODS 7 - Energia Acessível e Limpa; e atrair investidores que promovam o desenvolvimento econômico e turístico com a implantação do parque temático da "Cidade do Morango".

A edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities traz a cidade de Florianópolis (SC) na 1ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, seguida por Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), e Niterói (RJ).

Outros rankings
Atibaia também apareceu em outros rankings com posições expressivas nos últimos meses. Ficou em 1º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que contempla Saúde, Educação e Economia, e no ranking IDH Verde, que incorpora o Meio Ambiente às outras três áreas avaliadas, em um estudo comparativo das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios paulistas, conforme trabalho desenvolvido no âmbito do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), grupo constituído de professores da USP-São Carlos, UFSCar-São Carlos e FATEC-Jaú.

O anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil apontou que Atibaia está entre os 10 municípios mais seguros do Estado de São Paulo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, em mais uma evidência de que cidade trata a segurança de sua população como prioridade.

Atibaia ficou, ainda, na 45ª colocação geral do Brasil na terceira edição (2022) do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública e que tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, subindo oito posições em comparação ao relatório anterior.

VOLTAR