Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 03/06/2022 - 20h35

Zona Azul Digital em Atibaia terá controle de vagas com tecnologia OCR

A principal finalidade deste sistema é identificar, com confiabilidade, a permanência dos veículos estacionados nas vagas rotativas

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, vai implementar uma nova modalidade de fiscalização do sistema de Zona Azul: trata-se de um veículo de fiscalização equipado com câmeras OCR, tecnologia que permite a captação de imagem e leitura da placa dos veículos que estão estacionados nas vagas rotativas públicas. A principal finalidade deste sistema é identificar, fotografar as placas e indicar a sua localização, com a data e a hora em que o veículo foi monitorado, indicando o período de permanência na vaga.

O veículo fiscalizador começará a realizar testes pelas ruas da cidade na próxima segunda-feira (6), e segue por 30 dias em período de experiência, ou seja, sem cobrança de multa. O estacionamento rotativo atual continua valendo até o dia 1º de agosto, data do início efetivo da nova fiscalização, que será integrada com o sistema atual.

Esse formato tecnológico permite acompanhar todas as movimentações e transações realizadas pelo veículo que está sendo monitorado, levantando dados confiáveis para o monitoramento de toda operação no sistema de zona azul da cidade.

O serviço de câmeras OCR funcionará nos mesmos dias e horários de vigência do estacionamento rotativo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. A partir de agosto, com o novo sistema, as tarifas passarão a ser cobradas por períodos de 30 minutos, 1 hora ou 2 horas, lembrando que o tempo máximo de permanência é de 2 horas na vaga.

No veículo de fiscalização haverá um agente de trânsito municipal que, ao constatar uma irregularidade no estacionamento, terá autonomia para realizar a autuação.

VOLTAR