Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 02/05/2021 - 12h16

Atibaia prepara Campanha de prevenção aos acidentes de trânsito

Prefeitura promoverá uma série de ações para marcar o movimento “Maio Amarelo”, iniciativa global de conscientização para redução dos acidentes de trânsito

Uma série de ações está sendo preparada pela Prefeitura da Estância de Atibaia para marcar o movimento “Maio Amarelo”, uma iniciativa global de conscientização para redução dos acidentes de trânsito. O tema da campanha deste ano é “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito” e procura chamar a atenção para a importância de se exercer com responsabilidade, gentileza e atenção dobrada os diversos papéis que desempenhamos no trânsito, procurando torná-lo mais seguro para todos.

Maio Amarelo é um movimento internacional que surgiu após a Assembleia Geral das Nações Unidas emitir uma resolução que definia o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Baseando-se num estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que apontava cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 2009, a resolução da ONU estabelecia a meta de reduzir as mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50%.

Apesar das diversas iniciativas criadas nesse sentido ao redor do mundo, uma década depois, as mortes e ferimentos graves no trânsito, em grande parte evitáveis, ainda constituem um dos principais problemas de saúde pública, com amplas consequências sociais e econômicas. De acordo com relatório da OMS de 2018, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito. O documento revela ainda que as lesões no trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.

Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Diante desse triste cenário, a 3ª Conferência Global da ONU sobre Segurança no Trânsito, realizada em fevereiro do ano passado em Estocolmo, definiu os anos de 2021 a 2030 como a “Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito”. A meta continua sendo reduzir as mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% e o mês de maio foi escolhido já durante a Primeira Década para se promover mais intensamente ações que buscam conscientizar e engajar as pessoas nessa importante causa.

Em Atibaia, o mês de maio é marcado por diversas iniciativas articuladas pelas secretarias de Mobilidade e Planejamento Urbano, Segurança Pública e Educação, que tradicionalmente procuram promover ações de educação no trânsito e a prevenção de acidentes nas ruas e escolas. Em meio à pandemia, esses temas fundamentais não deixarão de ser trabalhados e as ações serão adaptadas ao atual contexto. Ao longo do mês de maio, a Campanha 2021 abordará temas como os principais tipos de acidente e os locais da cidade onde eles mais ocorrem, a importância de se obedecer às leis de trânsito, os perigos do uso do celular durante a condução do veículo, a relevância do uso do cinto de segurança (inclusive no banco traseiro), o respeito aos pedestres e às faixas de segurança e as regras de trânsito na ciclovia.

A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano também está articulando com a Secretaria de Educação diversas ações para trabalhar o assunto com os estudantes da rede municipal de ensino e até um álbum de figurinhas sobre o tema está sendo preparado para ser distribuído. Fique atento, acompanhe as ações da Campanha pelo site e pelas redes sociais da Prefeitura e participe! Um trânsito mais seguro depende de todos nós.

VOLTAR