Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 13/01/2020 - 17h24

Câmeras de monitoramento não serão utilizadas para identificar e multar motoristas infratores

Mensagem que afirmava que as novas câmeras de monitoramento de Atibaia seriam utilizadas para fiscalização e multas foram encaminhadas para o Espaço do Leitor. Prefeitura emitiu uma nota oficial para a imprensa sobre o assunto

Armando Teixeira Junior

Leitores do “Portal Atibaia News” encaminharam para o “Espaço do Leitor” a mensagem que está circulando nas redes sociais e grupos de whatsapp com o seguinte conteúdo:

“ATENÇÃO ATIBAIA! RECEBI NO MEU WHATS, ESTOU REPASSANDO.

Fiquei sabendo hoje, que foi gasto 5 milhões no monitoramento da cidade de Atibaia e a empresa começa a multar pelas câmeras dia 23. Viseira levantada do capacete. A câmera consegue pegar com muita transparência tudo no interno do carro. Mão fora do volante. Sem licenciamento, carro com busca e apreensão. Vão multar com força. Cachorro solto dentro. Celular no banco. Disseram que vai ser cidade modelo para o Brasil. Fiquem espertos !!!!! Fiquei sabendo até que a guarda municipal foi reforçada para proteger as câmeras com medo de represálias da população. Repassem... Boa Sorte a Todos!”

Tendo em vista o conteúdo da mensagem, encaminhamos a Prefeitura de Atibaia, através de sua assessoria de imprensa, questionamentos sobre a veracidade das informações.

1. O conteúdo da mensagem é verídico ou se trata de fake-news?

2. As câmeras de monitoramento serão utilizadas para aplicação de multas em Atibaia? Câmeras de monitoramento podem ser utilizadas para fiscalização de infrações? Se sim em quais circunstâncias?

3. O que o comando da GCM gostaria de dizer a população a respeito dessa mensagem e de seu conteúdo?

Recebemos uma resposta imediata avisando que essas informações não eram oficiais, não foram divulgadas pela prefeitura e que posteriormente haveria uma nota mais completa direcionada a toda a imprensa.

Ainda na tarde desta segunda-feira, dia 13, a prefeitura publicou a nota oficial que você confere na integra aqui.

As respostas para as principais perguntas dos munícipes são respondidas no trecho:

“Diferentemente das falsas notícias espalhadas pelas redes sociais, o município não vai utilizar as novas câmeras de monitoramento para identificar e multar os motoristas infratores. O videomonitoramento para fiscalização de trânsito, apesar de permitido pelo CONTRAN, não será prática adotada em Atibaia, apenas a fiscalização eletrônica por radar de velocidade, já instalados anteriormente, realiza essa função.”

Portanto a informação repassada via whatsapp se trata de “fake-news”, ou seja notícia falsa.

Agradecemos a parceria da Prefeitura de Atibaia, que prontamente tem atendido nossas demandas por informações solicitadas pelos leitores.

O prefeito Saulo Pedroso fala sobre a fake-news; Veja o vídeo

Você conhece o “Espaço do Leitor”?

O “Portal Atibaia News”, reforçando seu papel de auxiliar a população e seus leitores através de informação de qualidade, sempre apoiada na conduta ética e no compromisso com a verdade abre este espaço de utilidade pública onde o leitor pergunta, e nossa equipe busca as respostas através dos órgãos competentes. Para participar o leitor deve encaminhar sua dúvida sobre um tema de utilidade pública. Não é necessário se identificar, mas no caso de duas dúvidas semelhantes vamos dar prioridade ao leitor que permitiu ser identificado.

Envie sua dúvida para o Espaço do Leitor!
E-mail: contato@portalatibaianews.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/portalatibaianews/

VOLTAR