Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 25/02/2021 - 14h06

Ana Paula Beathalter questiona quais procedimentos adotados para melhorar os serviços de transporte público coletivo em Atibaia

“Com a retomada das atividades econômicas e aulas presenciais, o número de passageiros ampliou, o que requer vigilância contínua por parte da Prefeitura para garantir a segurança e preservar a saúde dos usuários”, explicou

A vereadora Ana Paula Beathalter comentou na sessão desta terça-feira, 23 de fevereiro, sobre o requerimento de sua autoria em que solicita ao Poder Executivo informações e documentos comprobatórios sobre procedimentos adotados a partir de 4 de janeiro deste ano para melhorar a qualidade dos serviços de transporte público coletivo de passageiros, urbano e rural, do município de Atibaia, atualmente prestados pela empresa Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda, conhecida como SOU Atibaia.

“Como é de conhecimento geral, várias empresas e instituições estão retomando gradativamente suas atividades, mediante protocolos rigorosos para conter a propagação da Covid-19. Contudo, a maioria dos colaboradores utiliza o transporte coletivo público para deslocamento, ocasionando superlotação nos horários de pico. Além disso, com o retorno presencial das aulas nas escolas públicas e privadas da nossa cidade, o número de passageiros ampliou, o que requer vigilância contínua por parte da Prefeitura para garantir a segurança e preservar a saúde dos usuários desse importante serviço público”, alertou.

Em sua fala, a vereadora conta que vem recebendo diversas reclamações dos usuários do transporte público coletivo acerca de falta de ônibus, atrasos e superlotação. “Assim, como representante da população de Atibaia, solicito alguns dados para o acompanhamento do pedido de reajuste da tarifa elaborado pela SOU Atibaia, em momento inoportuno em que comerciantes e a população em geral estão passando por sérias dificuldades econômico-financeiras, bem como para cumprir adequadamente a fiscalização dos atos do Poder Executivo Municipal”, explicou.

No documento, Ana Paula Beathalter pergunta qual o número atual de ônibus em circulação para atender a população de Atibaia e questiona se esse número de ônibus obedece os termos do contrato de concessão vigente e se a frota disponível atende a demanda de trabalhadores, estudantes e demais usuários do transporte coletivo público.

“Também gostaria de saber se a Sou Atibaia está disponibilizando álcool em gel em todos os ônibus em circulação e qual a periodicidade da higienização da frota em atividade na nossa cidade. Como é realizada a fiscalização dessa importante demanda?”, indagou.

A vereadora também questiona se a SOU Atibaia firmou acordo, individual ou coletivo, de redução proporcional da jornada de trabalho e de salário e/ou de suspensão temporária de contrato de trabalho de funcionários e, caso positivo, em qual período o referido acordo vigorou e qual o valor que a mencionada empresa registrou de redução na folha de pagamento e encargos de seus funcionários. “Peço ainda que informe se a SOU Atibaia está em dia com o pagamento dos impostos e tributos inerentes à realização de suas atividades e se foi autorizada a reduzir a frota em algum momento do período de março de 2020 até janeiro de 2021 e, em caso positivo, especificar o período”, destacou a Ana Paula.

 
VOLTAR