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POSTADO EM 21/05/2021 - 07h47

Aumento da tolerância no excesso de peso vai provocar mais acidentes nas estradas

PERIGO À VISTA: Governo federal autoriza elevação da tolerância de excesso de peso de 10% para 12,5%. Medida vai contribuir significativamente para o aumento de acidentes nas estradas brasileiras, dizem especialistas. Foto: Divulgação Medida do governo federal anunciada nessa semana vai provocar um caos ainda maior com relação aos acidentes (sinistros) de trânsito, dizem os especialistas em segurança viária

A medida do governo federal em ampliar de 10% para 12,5% a tolerância do peso bruto total por eixo nas cargas acima de 50 toneladas em veículos de carga vai contribuir significativamente para o aumento de acidentes (sinistros) nas estradas brasileiras. A afirmação é de dois especialistas consultados pelo Estradas.

Segundo o engenheiro de Tráfego, Fábio Abrita Filho, um pavimento é projeto para suportar uma determinada carga por eixo. À medida que aumenta a tolerância, reduz-se a durabilidade. “Normalmente, toda tolerância permitida é usada pelo transportador ou pelo caminhoneiro. Com isso, o peso da carga fica acima do que o pavimento foi concebido para suportar. Com o passar do tempo, a vida útil projetada não será a mesma na prática”, explica.

Abrita Filho vai além e faz um alerta: “uma rodovia que recebe um fluxo de caminhões com peso acima do que ela foi projetada para suportar, ficará vulnerável à ocorrência de acidentes, porque há uma deteriorização mais rápida”.

Segundo Abrita Filho, as balanças nas rodovias – fiscalizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) – têm como limite máximo de tolerância valores inferiores a 2%, o que significa 10% acima da exigência do INMETRO. “O transportador vai esses 10% a mais na carga. Além disso, o caminhão que transporta peso acima do especificado pelo fabricante, terá um dano precoce”.

De acordo com Abrita Filho, o controle por eixo é para proteger a rodovia, o pavimento. “Se há excesso de peso, há um dano maior ao pavimento, pois vai se deteriorar precocemente. Isso vai de encontro com a segurança”.

O engenheiro faz outro alerta: o dano no pavimento causado pelo excesso de carga é exponencial e não linear, ou seja, pequenos acréscimos de carga acarretam grandes aumentos, tornando o eixo potencialmente mais destrutivo com excesso de carga.

Excesso de peso e de velocidade

Na opinião do especialista em Acidentes de Trânsito e pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias, Rodrigo Kleinübing, a medida do governo terá uma repercussão grande na questão da segurança viária. “É uma mudança bem relevante, porque aumentará a deterioração das estradas, que já não é pouca. Então, isso vai requerer mais  manutenção. E essas estradas, deterioradas, vão causar mais acidentes. Isso só na questão viária”, explica.

Kleinübing esclarece outro ponto que será afetado é a questão veicular. “O Brasil tem um problema porque vai aumentar a manutenção dos veículos. A tendência é ter mais veículos sem condições de rodar, até porque nosso país não tem inspeção veicular, então, isso não é bem controlado.

O especialista alerta para outro ponto, que é a questão do caminhão, que é um veículo mais pesado, que tem uma menor eficiência de frenagem. “Se é difícil parar um caminhão, imagine parar um caminhão com excesso de peso! Isso vai causar acidentes, porque o veículo fica mais instável, devido ao excesso de peso”.

Kleinübing também relaciona o aumento da tolerância à deterioração do veículo. “Esse problema vai ser aumentado por conta do excesso de carga que, consequentemente, demandará mais manutenção do caminhão. Enfim, essa medida nada ajuda para a segurança no trânsito. Só piora uma situação que já não é boa”, pontua o perito.

Para finalizar, Kleinübing ressalta que não está se medindo as consequências que são graves para o trânsito. “Piora uma condição que já não é boa, com relação às estradas e aos veículos, e a tendência é causar mais acidentes. E se associar à velocidade – que também está sendo relaxada – temos aí um cenário de aumento de acidentes com vítimas fatais, infelizmente”.

Veja mais no link abaixo:
https://estradas.com.br/aumento-da-tolerancia-no-excesso-de-peso-vai-provocar-mais-acidentes-nas-estradas/

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