Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 03/11/2020 - 14h47

Motoristas de aplicativo fazem protesto em Atibaia

A mobilização deve ocorrer durante o dia, com concentração às 16 horas no Centro de Convenções

Nesta terça-feira, 3, deve ocorrer uma manifestação de motoristas de aplicativos, como Uber e 99, em Atibaia.

Os motoristas vão seguir em passeata pelas principais ruas de Atibaia, até o Centro de Convenções Victor Brecheret, na área central da cidade, onde será feita manifestação.

Um desses motoristas enviou mensagem ao Atibaia News:

"Sou motorista de aplicativo, hoje em todo Brasil está acontecendo uma série de manifestações contra as plataformas de mobilidade urbana, (Uber, 99...) por melhorias de, valores de ganhos, falta de informações e etc.
Às 16 horas, no centro de convenções haverá uma concentração de motoristas da cidade, bem como a grande maioria não ligará os aplicativos nessa data"

Um motorista da "99" disse que a empresa cobra uma “meta semanal” que, caso não seja alcançada, pode levar ao bloqueio do motorista na plataforma por vários dias.

Os custos dessa atividade cresceram muito, principalmente o combustível e a manutenção dos veículos. Contudo, a remuneração por corrida não aumentou, o que acabou reduzindo a margem de lucro de quem se dedica à atividade.

Entre as medidas demandadas, estão a exigência de que o passageiro tire uma selfie quando for solicitar a viagem e que os aplicativos não cobrem taxa de cancelamento caso a pessoa seja diferente da que solicitou a corrida ou quando o local de embarque for conhecidamente perigoso.

Outra pauta importante é a segurança dos motoristas, que muitas vezes ficam sujeitos a situações de risco, como assaltos e sequestros.

VOLTAR