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POSTADO EM 29/11/2021 - 08h47

Passageiros voltam a reclamar sobre serviços prestados pela SOU Atibaia

Prefeitura reforça que todas as reclamações devem ser registradas via canais oficiais da Ouvidoria para que as reclamações sejam apuradas e respondidas

Armando Teixeira Junior

Na cidade de Atibaia, o transporte público municipal segue sendo motivo de descontentamento junto à população.

O Portal Atibaia News segue recebendo repetidas reclamações sobre os serviços prestados pela SOU Atibaia: atraso, superlotação, poucas linhas disponíveis e má condição de higiene e conservação dos carros, são alguns dos motivos apontados por leitores.

Uma das reclamações encaminhadas para o “Espaço do Leitor” sugeria a realização de uma matéria sobre a falta de pontualidade dos ônibus que muitas vezes prejudica os munícipes que utilizam as linhas para trabalhar. Segue abaixo a reclamação da leitora.

“Talvez uma matéria consiga alertar e chamar atenção para que alguma providência seja tomada. A empresa de transporte público SOU ATIBAIA não vem cumprindo os horários estabelecidos. E aos domingos os horários são ridiculamente inviáveis pois a redução e intervalo são de mais ou menos 5h entre um e outro. Isso quando eles cumprem o horário...

No geral, eles não passam no horário. Simplesmente não fazem a rota correta, circulam e fica por isso mesmo. Fazendo com que a população aguarde o próximo horário da linha. Vem acontecendo isso com a linha 05 - Jardim imperial”

O Portal Atibaia News solicitou a Prefeitura de Atibaia, através de sua Assessoria de Comunicação, alguns esclarecimentos sobre as repetidas reclamações que são encaminhadas ao site sobre a SOU Atibaia.

Prefeitura garante que empresa recebe notificações em caso de irregularidades

Segundo a Prefeitura de Atibaia, os leitores e munícipes devem encaminhar suas reclamações a Ouvidoria Municipal, que é o canal oficial para esse tipo de demanda.

A administração pública garantiu que a empresa é notificada em casos de irregularidades.

Seguem abaixo os esclarecimentos enviados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia.

Portal Atibaia News: A SOU Atibaia é alvo de constantes reclamações de munícipes sobre a qualidade de serviços prestados. Como a Prefeitura tem atuado para tentar reduzir esse descontentamento?

A Prefeitura tem intensificado a fiscalização dos serviços prestados pela concessionária SOU Atibaia e todas as reclamações enviadas à Prefeitura, via canal oficial (Ouvidoria Municipal), são apuradas e respondidas. Em caso de eventual irregularidade, a empresa é notificada pela Administração Municipal.

O não cumprimento de horários é uma falha grave para o transporte público. Por que a reincidência de reclamações não resulta na melhora deste problema?

Quando há reclamações quanto ao descumprimento de horários, as apurações são devidamente realizadas e, se constatadas falhas, a concessionária é notificada a prestar esclarecimentos. Os esclarecimentos considerados não condizentes resultam em faltas contratuais e a concessionária é autuada.

Quanto à limpeza e manutenção dos carros, como resolver essas reclamações?

Com relação à limpeza dos veículos, há uma equipe da própria concessionária responsável por esse trabalho, que é realizado diariamente, por meio de escalas. Cabe salientar que há linhas que contam com trajetos extensos em áreas rurais e vias não pavimentadas, o que dificulta a limpeza dos veículos que operam nessas linhas em razão da natureza do próprio percurso.

A população sente que a Prefeitura tem sido omissa diante da situação da SOU Atibaia, pois apesar das inúmeras reclamações, nada muda. Existe algum plano de médio ou longo prazo para resolver de forma definitiva esses problemas?

Conforme já mencionado (no item 1), todas as reclamações realizadas via canal oficial, ou seja, por meio da Ouvidoria Municipal, são apuradas e diante de quaisquer ocorrências são tomadas todas as providências cabíveis, no rigor contratual. É importante salientar que o canal oficial da Prefeitura é a Ouvidoria Municipal
( https://atibaia.1doc.com.br/atendimento ), onde todas as reclamações recebidas são devidamente respondidas e apuradas para que, desta forma, a Administração Municipal possa tomar as medidas cabíveis. No entanto, muitas vezes a utilização de outros canais não oficiais para o registro de reclamações, dificulta ou até mesmo impede o trabalho de fiscalização e o acesso à informação disponibilizada pelo usuário do transporte público.

Como o munícipe deve proceder para efetuar uma reclamação formal em casos como o da leitora?

Conforme já mencionado (nos itens 1 e 4), o canal oficial da Prefeitura para o registro de reclamações é a Ouvidoria Municipal, que pode ser contatada por meio do site da Prefeitura da Estância de Atibaia
 ( www.atibaia.sp.gov.br ) na Plataforma Atibaia Sem Papel
 ( https://atibaia.1doc.com.br/atendimento ) .

Recentemente foi aprovado um subsídio para o transporte público. Com o fim da flexibilização, a frota de ônibus municipais deve voltar a 100% para atender melhor a população?

O subsídio não foi aprovado, objetivando o retorno de 100% da frota – essa é uma interpretação equivocada dos fatos.

Esclarecendo: todos os contratos de transporte público têm como base o equilíbrio econômico-financeiro e, diante da queda na demanda de passageiros em virtude da pandemia de Covid-19, houve o desequilíbrio do contrato vigente em Atibaia. Quando ocorre esse desequilíbrio, há apenas duas formas de reequilibrar a equação: o reajuste da tarifa ou o subsídio à empresa.

Recorrer à lei de subsídio à empresa foi a alternativa encontrada pela Administração Municipal em Atibaia para garantir a manutenção do sistema de transporte público do município sem que houvesse o reajuste da tarifa.

Já o aumento da frota está relacionado à demanda apresentada na cidade: conforme aumenta o número de passageiros utilizando o transporte público, a concessionária atende à nova demanda com a frota sendo reintegrada à operação.

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