Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 26/11/2021 - 08h02

Vereador encaminha à Prefeitura anteprojeto de lei que trata do sistema cicloviário de Atibaia

O objetivo é incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte a fim de melhorar a mobilidade urbana da cidade

O vereador Júlio César Mendes falou em Explicação Pessoal, na sessão desta terça-feira (23 de novembro), a respeito do anteprojeto de lei complementar de sua autoria que dispõe a instituição do Sistema Cicloviário em Atibaia.

O objetivo da iniciativa é proporcionar condições adequadas à circulação de bicicletas como modal de transporte em Atibaia, aprimorando, assim, o Plano de Mobilidade Urbana Municipal.

O trajeto do sistema cicloviário (ciclovias, ciclofaixas e rotas cicláveis) abrange a área urbanizada da cidade e ficaria a critério da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano estabelecer as rotas de acordo com a demanda. As ciclovias são vias de circulação de ciclistas separadas por barreiras físicas das pistas de veículos; as ciclofaixas são vias de circulação de ciclistas devidamente sinalizadas e devem seguir o sentido de fluxo do tráfego de veículos; e as rotas cicláveis são vias de uso compartilhado entre a bicicleta e os demais veículos, sem separação.

Poderão ainda ser instalados bicicletários nos principais polos de atração de ciclistas e terminais urbanos de transporte municipal, a critério da secretaria competente.

“Esse é um pleito dos ciclistas, especialmente da Equipe MTB Atibaia. Em reunião com eles, com o vice-prefeito Fabiano de Lima e alguns secretários municipais, discutimos algumas propostas de legislação e elaboramos esse anteprojeto. Contamos com o apoio do prefeito para a apresentação em forma de projeto de lei e com a posterior aprovação dos demais vereadores da Câmara”, declarou Júlio Mendes.

VOLTAR