Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 25/10/2021 - 09h00

Câmara aprova projeto de lei que institui o programa Faixa Viva, que visa garantir maior segurança aos pedestres de Atibaia

Segundo o documento, de autoria do vereador Pi do Judô, o motorista é obrigado a parar ao avistar um pedestre na faixa com o braço esticado

A Câmara aprovou em sua última sessão (20) o projeto de Lei – de autoria do vereador Paulo Ferraz Alvim (Pi do Judô) – que institui o programa Faixa Viva, cujo objetivo é estimular uma mudança de comportamento, tanto de pedestres quanto de condutores de veículos: o munícipe sinalizar com o braço antes de entrar na faixa de pedestre e a consequente a parada obrigatória por parte dos motoristas.

                        “Queremos pedestres com maior consciência e motoristas com mais atenção. Em nossa cidade, já existe uma cultura sobre o assunto, mas nem sempre os limites são respeitados”, afirmou Pi do Judô.

                        A divulgação do programa deverá ser feito através dos meios de comunicação oficial e redes sociais do município, para que munícipes e turistas possam se conscientizar que "em Atibaia paramos na faixa e damos preferência ao pedestre".

                        A proposta do Faixa Viva é harmonizar a convivência entre pedestres e motoristas, para maior segurança de todos nas ruas. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o caminhante tem prioridade em locais com faixa de travessia sem semáforo. “É um trabalho a longo prazo: necessitamos educar os motoristas e principalmente as crianças de hoje, para que futuramente essa ação se torne cultural, como acontece em cidades como Gramado, no Rio Grande do Sul, e Campos do Jordão, entre outras. Mais que educação de trânsito, estamos trazendo uma proposta de empatia e civilidade”, declarou.

 

                        Segundo o projeto, “embora a preferência do pedestre na travessia das vias públicas onde haja faixas específicas já esteja instituída na legislação federal mencionada, sem uma orientação eficiente através de campanhas de conscientização, fatalmente demorará a ser incorporada no dia a dia da população de nossa cidade. A utilização do gesto 'braço esticado', além de demonstrar expressamente a sua preferência, facilita a visualização por parte dos motoristas”.

 
VOLTAR