Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 11/11/2020 - 10h24

Feira Permanente de Flores e Plantas é opção atrativa para produtores e consumidores de Atibaia

Com mais de 1500 visitantes a cada sábado, o espaço já se consolidou com o público e têm atraído comerciantes de cidades vizinhas e do Sul de Minas.

Armando Teixeira Junior

Atibaia concentra um grande número de produtores de flores ornamentais e de corte, e não por acaso recebe o título de “Cidade das Flores”.

A Pandemia de Covid-19, teve um impacto negativo muito grande para os produtores de flores de todo o Brasil, com as medidas de isolamento social, de repente não havia meios de escoar a produção e vender as flores e plantas que já aguardavam o período correto de corte. Com isso o setor perdeu muito.

“O inicio da Pandemia para os produtores de Flores de Atibaia foi catastrófico. Uma incerteza total. Produções foram perdidas e não sabíamos como continuar. Para o plantio de flores é necessário estratégia porque leva de 3 meses a 2 anos dependendo da cultura que você vai produzir. No início não sabíamos quanto tempo duraria o isolamento social e como a população reagiria a isso. O setor teve muito prejuízo, alguns produtores precisaram parar e outros não conseguiram pagar seus funcionários.” afirma Dirceu Hashimoto, Presidente da Pró-Flor Atibaia.

Uma iniciativa veio em socorro para tentar amenizar a crise que se estabelecia no setor. Próximo do “Dia das Mães” em maio deste ano, surgiu a Feira Permanente de Flores e Plantas, realizada aos sábados, das 10h às 17h, na Praça Santa Helena (próximo ao Atacadão).

“A criação da Feira Permanente foi muito bem vinda, na época do Dia das Mães muitos produtores já tinham se planejado com um ano de antecedência para ter flores disponíveis nessa data, mas não havia local para vender as flores, pois o comércio todo estava fechado. A feira amenizou as perdas dos produtores e disponibilizou o produto para aqueles que desejavam comprar e não conseguiam.” Completa o presidente da Pró-Flor.

Com o passar dos meses, o público do local foi aumentando e começou a atrair inclusive comerciantes de cidades vizinhas, que buscavam flores para revenda. Estima-se que cerca de 1500 pessoas visitem o local a cada sábado.

Segundo Dirceu: “As vendas são feitas de forma direta ao consumidor, mas já temos produtores realizando vendas para pequenas lojas e prestadores de serviço, como pessoas que montam cestas de presentes. Tem gente vindo de outras cidades e até de outras regiões, como Sul de Minas.”

Mesmo sendo realizada ao ar livre as medidas de segurança seguem vigentes, com o uso de máscaras, álcool em gel disponível em todas as barracas e distanciamento social. A expectativa é que a iniciativa continue a crescer e não seja abandonada em 2021.

“A Feira tende a crescer à partir de agora e no próximo ano, pois está em um local de fácil acesso onde os produtores podem trabalhar com segurança. Ela é muito importante para o produtor que têm mais um ponto de venda e para o Município que têm essa característica e é reconhecido como “Cidade das Flores”, ter um local onde o público possa visitar e comprar flores e plantas ornamentais” Completa Dirceu.

A administração da Feira Permanente de Flores e Plantas de Atibaia é da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia e Região – Pró-Flor, mediante parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, e apoio do Sindicato Rural de Atibaia e Associação Hortolândia.

Fotos: Dirceu Hashimoto

VOLTAR