Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/09/2019 - 19h51

Festa das Flores e Morangos traz como destaque Visitas históricas dos Imperadores Japoneses ao Brasi

Pavilhão de Exposições, uma das principais atrações da Festa das Flores e do Morango 2019, traz como tema “Bela Harmonia”, além de oferecer ao público a exposição "Homenagem às suas majestades o Imperador e Imperatriz do Japão pelos 30 anos da era Heisei", que pela primeira vez é exposta fora do Museu da Imigração Japonesa

Armando Teixeira Junior

A Festa das Flores e do Morango de Atibaia é um dos principais eventos turísticos da região e todos os anos atrai um grande número de visitantes apaixonados por flores, plantas e morangos. Uma das atrações centrais do evento é o “Pavilhão de Exposições” que todos os anos é preparado com um tema central e homenageia com lindos arranjos em flores e morangos a cultura oriental, em especial da colônia japonesa.

Neste ano o destaque do espaço fica por conta da exposição "Homenagem às suas majestades o Imperador e Imperatriz do Japão pelos 30 anos da era Heisei" que traz para o público fotos e informações das visitas históricas dos imperadores japoneses ao Brasil.

O tema deste ano “Bela Harmonia” dialoga de perto com a exposição e todo o pavilhão foi decorado seguindo esse propósito.

Em visita ao Pavilhão de Exposições, contamos com a ajuda da assessoria de imprensa da Festa das Flores e do Morango, que em breve entrevista explicou o tema deste ano e a história que traz ainda as pessoas por trás de cada um dos belos arranjos de flores, plantas e frutas.

Atibaia News: Nos fale um pouco sobre a exposição "Homenagem às suas majestades o Imperador e Imperatriz do Japão pelos 30 anos da era Heisei". O que ela significa para a colônia japonesa e o que o público em geral poderá aprender sobre a história do Japão?

A exposição mostra fotos das três visitas realizadas pelo imperador Akihito e a imperatriz Michiko, duas delas ainda como Príncipes, ao Brasil, país que abriga a maior colônia japonesa no mundo. As visitas realizadas testemunham o apreço e consideração que a família imperial tem pelo Brasil e pelos japoneses e seus descendentes aqui radicados.

A Era Heisei, do imperador Akihito, significa “paz reinante”. A Era Reiwa, do imperador Naruhito, que o sucedeu, significa “bela harmonia”, o que está associado a sentimentos de esperança, prosperidade, paz e união resultantes da harmonização entre todos e a beleza que isso representa, que deverão inspirar e guiar esta nova Era.

Entendemos que seja uma bela homenagem a todos os descendentes que visitam este evento, pois esta exposição nunca saiu do Museu da Imigração Japonesa, ela veio exclusivamente para a Festa das Flores e Morangos de Atibaia

"Homenagem às suas majestades o Imperador e Imperatriz do Japão pelos 30 anos da era Heise

Atibaia News: Quais os destaques do pavilhão de exposições deste ano?

São mais de 30 pessoas que trabalham na elaboração, arrumação e montagem das cenografias feitas em flores e morangos que terá mais de um milhão de pétalas de flores harmonizando e embelezando todo o ambiente. Neste ano a equipe trabalha com o tema “ Bela Harmonia”que simboliza a passagem de Eras no Japão, da Era Heisei (Paz Reinante), que se encerrou com a abdicação do imperador Akihito em 30 de abril de 2019, para a Era Reiwa (Bela Hamornia), com a entronização do príncipe Naruhito em 1º de maio deste ano. Acompanhando o tema o público poderá conferir a exposição de fotos da visita da Família Real japonesa ao Brasil, foram mais de três visitas realizadas, o Brasil é o único país do mundo que recebeu três visitas da Família Real Japonesa.

Atibaia News: Quem são os responsáveis pela realização dos arranjos? O que o visitante encontra em cada setor do Pavilhão de Exposições?

Os amantes das orquídeas serão recebidos pelas mais belas decorações em orquídeas feitas pela Sra. Miyoko Hiranaka, que está desde da fundação da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, são mais de 40 anos de história e empenho para realizar um lindo evento para todos os visitantes. A Sra Miyoko Hiranaka usa diversas espécies de orquídeas como Phalaenoposis, mini Phalaenoposis, Oncidium (conhecida popularmente como chuva de ouro), Cymbidium e Dendróbio, serão centenas de vasos de orquídeas no ambiente, um verdadeiro show de beleza e sensibilidade.

 
O produtor regional tem a oportunidade de expor a sua produção no Pavilhão de Exposições, com um setor exclusivo para todas as flores produzidas na região, desta forma dando o merecido destaque a estes produtores que representam 25% do mercado nacional de flores, que gera mais de três mil empregos, moradia e ganho para muitas famílias, 80% das flores utilizadas na decoração do pavilhão de exposição vem da região de Atibaia.

O Sr. Tadayuki Hanashiro, que é paisagista e participa do evento a mais de 26 anos, sempre surpreende o público em seu setor no Pavilhão de Exposições, com as suas esculturas feitas de flores e sempre trazendo as referências de sua infância, que foi em Okinawa, no Japão. Para esta edição ele traz os elementos do Japão contemporâneo como o lago de carpas e o javali, de acordo com o horóscopo japonês, o ano de 2019 é o Ano do Javali, que simboliza a fertilidade e prosperidade.

 
No penúltimo ambiente a Sra. Lilia Kobayashi complementa a equipe de decoradores do evento, seguindo os passos de seus pais, trazendo muito verde pelas folhagens e o movimento com as flores e morangos. O destaque da Sra. Lilia Kobayashi neste ano é as suculentas, plantas que estão em alta atualmente no mercado e tem uma beleza peculiar, com certeza o público vai se surpreender!

Pavilhão de Exposições arranjos com flores, plantas e frutas

Finalizando o Pavilhão de Exposições, o Sr. Kyoshi Yamaguchi, em seu terceiro ano no evento, utilizou o bambu na maior parte da decoração, com uma escultura com mais de 5 metros de altura, com muitas flores e trazendo a magnitude do universo e seus planetas, todos representados em flores, uma verdadeira viagem no espaço e no tempo.


Pavilhão de Exposições esculturas em bambu e flores

Com a Colaboração de Cristiano Siqueira, Assessor de Imprensa da Festa das Flores e Morangos 2019.

VOLTAR