Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 11/09/2019 - 20h08

Baixo uso de agroquímicos é o segredo da qualidade dos 5 tipos de Morangos produzidos em Atibaia

Morango não é tudo igual. Camino Real, Oso Grande, Camarosa, Sabrina e Cristal são os 5 tipos mais cultivados em Atibaia

Armando Teixeira Junior

O morango, fruta símbolo da cidade de Atibaia, pode ser encontrada em um grande número de variedades que mudam em formato, cor, textura e sabor. Na Festa das Flores e do Morango que reúne um grande número de produtores da região, são 5 tipos encontrados com grande frequência: Camino Real, Oso Grande, Sabrina, Camarosa e Cristal.

Segundo o site da Agência Embrapa de Informação essas são as principais características de cada tipo:

Oso Grndae: Cultivar de dias curtos e de grande adaptabilidade; planta vigorosa, com folhas grandes e de coloração verde escura; ciclo mediano e elevada capacidade produtiva. Frutos de tamanho grande, polpa de textura firme no início da produção e mediana no final da colheita, de coloração vermelha clara e aromática; epiderme vermelha clara; sabor subácido, própria para consumo "in natura". Tolerante ao mofo cinzento (Botrytis cinerea) e susceptível à mancha de micosfarela (Mycosphaerella fragariae) e à antracnose (Colletotrichum fragariae Colletotrichum acutatum)

Camarosa: Cultivar própria para consumo "in natura" e industrialização. Cultivar de dias curtos; planta vigorosa com folhas grandes e coloração verde escura; ciclo precoce e com alta capacidade de produção. Frutos de tamanho grande; epiderme vermelha escura; polpa de textura firme e de coloração interna vermelha brilhante, escura e uniforme; sabor subácido, própria para consumo "in natura" e industrialização. Susceptível à mancha de micosfarela (Mycosphaerella fragariae), à antracnose (Colletotrichum fragariae Colletotrichum acutatum) e ao mofo cinzento (Botrytis cinerea).

Camino Real: Cultivar própria para consumo "in natura". Plantas de dia curto, originária da Universidade da Califórnia, EUA. Apresenta alta capacidade de produção. As plantas são menores, mais compactas e eretas e menos vigorosas do que as da cultivar Camarosa. Os frutos são grandes, firmes, com epiderme e polpa vermelho-escura, e de bom sabor, sendo recomendada para mercado in natura e industrialização.

Já os Tipos “Sabrina” e “Cristal” são de produção mais recente. Frutos de boa adaptação, origem Espanhola e que são amplamente difundidos no Japão. Desde o início de seu cultivo no país e em nossa região tem tido grande aceitação de mercado.

Morangos mais doces e com menos agrotóxicos.

Em Atibaia, muitos produtores se destacam por aplicar técnicas que diminuem o uso de agroquímicos, protegendo quem trabalha na lavoura e entregando para o consumidor final uma fruta doce e de qualidade.

O produtor Rafael Augusto Maziero, explica como uma parceria entre os produtores de morango e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) auxiliaram na produção de frutos melhores e mais saborosos.

“A EMBRAPA trouxe uma tecnologia para nós de “Sistema Integrado de Produção” (Pimo). A técnica se baseia em boas práticas agrícolas, monitoramento de pragas e doenças, existe um monitoramento da lavoura para ter o menor uso possível de agroquímicos. Hoje com as tecnologias lançadas no mercado e também as parcerias com os técnicos agrícolas do município, o produtor consegue trabalhar bem com o morango reduzindo em até 70% o uso de agroquímicos.”

Sobre os tipos de morango que citamos no início desta maneira o produtor explica que todos são muito procurados pelos consumidores".

“Camino Real, Oso Grande, Sabrina e Cristal todos são variedades muito procurados para o consumo in natura, com sabor e textura muito boa. O Camarosa também é muito bom, mas é um pouco mais azedinho. Serve para o consumo in natura e para indústria.”

 Outro destaque também é a parceria entre os produtores e a Prefeitura de Atibaia e Jarinu através do "Programa de Revitalização da Cultura do Morango” que oferece mudas e assistência técnica aos produtores. Segundo Rafael, muitos produtores inclusive estão aderindo a novas técnicas de plantio através da parceria.

“Alguns produtores aderiram ao sistema de plantio semi-hidropônico, produzido em estufas, protegido. Em Minas Gerais e Rio Grande do Sul os produtores já estão bem adiantados nessa técnica, em Atibaia está começando agora, com 4 ou 5 produtores”.

Para Rafael o avanço nas pesquisas e a disponibilidade de novas tecnologias de cultivo que diminuem a necessidade do uso de agroquímicos fazem com que o produtor tenha uma maior consciência da responsabilidade de oferecer um produto seguro para o consumidor e para quem trabalha no campo também. A Festa das Flores e do Morango em Atibaia é, portanto, a oportunidade perfeita para conhecer os tipos de morango produzidos e atestar sua qualidade e sabor.

“A Festa das Flores e do Morango é hoje um evento famoso que é realizado em parceria com vários produtores. E quem visitar a festa pode ter certeza que vai encontrar muita beleza, e morangos produzidos com segurança, tecnologia e direto do produtor.” Conclui Rafael.

Lembrando que a 39º Festa das Flores e do Morango de Atibaia acontece no Parque Edmundo Zanoni, localizado a Avenida Horácio Neto, 1056, às sextas, sábados e domingos, das 09h até 18h, até o dia 22 deste mês de setembro.

Apoio: Assessoria de Imprensa da Festa das Flores e Morangos

Colaboração: Rafael Augusto Mazzier

VOLTAR