Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 27/12/2019 - 19h30

Congadas: tradição e religiosidade que fazem parte da história de Atibaia

Com um passado histórico rico e de influências diversas, Atibaia tem como uma de suas mais antigas tradições os desfiles das Congadas que integram o Ciclo Natalino

Armando Teixeira Junior

O ciclo natalino em Atibaia é uma grande aula de cultura, folclore e história. Com tradições que remontam ao passado histórico do município, da sua fundação no caminho das bandeiras entre Minas Gerais e São Paulo, até seu passado da época das grandes fazendas que trouxeram para a cidade um número considerável de escravos.

Atibaia apresenta peculiaridades que chamam a atenção de historiadores e curiosos.

Por exemplo, o fato de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito serem celebrados com festejos no período “entre festas” após o Natal e antes do Ano Novo, é algo inusitado, uma vez que suas festas litúrgicas são comemoradas no dia 07 e 05 de outubro respectivamente.

Outra bonita tradição que é mantida geração após geração são as congadas, que desfilam nas cores rosa, azul, verde e vermelha, presentes inclusive na pintura do teto da área interna da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro de Atibaia.

Além da tradição secular Atibaia possui também uma autoridade sobre o assunto que conhece de forma rara os detalhes da origem dos congos, em especial a história em nossa cidade.

Lilian Vogel é Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em Música pelo Conservatório Villa Lobos – SP (piano) e pós-graduada em “História das tradições indígenas e africanas no Brasil”. Lilian é responsável pela direção do Museu Municipal de Atibaia - João Batista Conti além de ser presidente da Comissão Paulista de Folclore e integrante da diretoria da Comissão Nacional de Folclores.

Faz parte da CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Arquitetônico de São Paulo, na cadeira de Patrimônio imaterial.

Com esse vasto currículo, Lilian, que é ainda “madrinha” das congadas, aceitou o convite do Portal Atibaia News e em uma breve entrevista falou um pouco sobre a história dessa tradição no município.

Atibaia News: De forma breve, qual a origem das congadas em Atibaia?

Lilian Vogel: As congadas são manifestações folclóricas e religiosas que se originaram do sincretismo religioso da religião católica e das religiões africanas dos negros escravizados no Brasil. Representa a luta entre o bem é o mal, oriundos também das guerras entre mouros e cristãos.

Por que essas manifestações acontecem no período “entre festas” em nossa cidade?

Nesta época das festas de Natal os fazendeiros vinham para a cidade e traziam com eles os escravos. Depois de servido o almoço de Natal, eles eram dispensados para comemorar à sua maneira o nascimento de Jesus e seus santos de devoção.

Qual a importância de manter vivas essas expressões culturais? Os grupos de congos despertam o interesse das novas gerações?

A importância é de nos lembrarmos de onde nos originamos. Da nossa religião, modos e costumes. Os grupos se renovam pelo parentesco, seguindo a religião e tradições dos pais e avós.

As congadas são manifestações culturais, folclóricas, religiosas ou um pouco de cada coisa?

São todas juntas e o que move os grupos é a fé. Muitas vezes não entendidos pelos padres da religião católica que querem comemorar os santos apenas como diz a liturgia da igreja. Mas Atibaia é diferente. Fazemos isto há quase 300 anos.

Qual livro, filme ou material você indica para quem deseja conhecer mais a fundo a história das congadas?

O livro: Viva São Benedito! Viva a Mãe Do Rosário, de minha autoria e o dvd As congadas de Atibaia! Podem ser encontrados a venda no museu Municipal. Ou pesquisados nas bibliotecas da cidade.

Algo mais que você gostaria de acrescentar ao leitor de nosso portal?

Acrescento que formamos uma associação de apoio ao Folclore e tradições de Atibaia para tentar fortalecer o movimento cultural da cidade na preservação destas manifestações que são além da congada, as folias de reis, reza de São Gonçalo, romarias e cavalhadas. Se chama “Atifé”.

Calendário do Ciclo Natalino 2019

27/12 – Dia de Nossa Senhora do Rosário

6h – Alvorada dos Ternos de Congos – Repique de sinos – Praça da Matriz
9h30 – Cortejo da Coroa – Saída da Igreja Matriz para a Igreja do Rosário
10h – Missa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário
18h30 – Cortejo da Coroa – Saída da Igreja Matriz para a Igreja do Rosário
19h – Missa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário
20h – Procissão de Nossa Senhora do Rosário

28/12 – Dia de São Benedito

6h – Alvorada dos Ternos de Congos – Repique de sinos – Praça da Matriz
9h30 – Cortejo da Coroa – Saída da Igreja Matriz para a Igreja do Rosário
10h – Missa em Louvor a São Benedito
18h30 – Cortejo da Coroa – Saída da Igreja Matriz para a Igreja do Rosário
19h – Missa em Louvor a São Benedito
20h – Procissão de São Benedito e proclamação dos novos festeiros para 2020

VOLTAR