Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/07/2019 - 21h19

Kokedamas, nova tendência de paisagismo e decoração chega a Atibaia

Em Atibaia a “Kokedamas e Cia” é a única a aplicar a técnica japonesa em larga escala, participando de exposições e disponibilizando plantas, folhagens e flores para comercialização

Por Armando Teixeira Junior

Você conhece o termo Kokedama?

São simpáticas “bolas de musgo” onde são cultivados os mais diversos tipos de flores e folhagens. Uma técnica japonesa artesanal e muito delicada, que chama a atenção pela beleza, praticidade nos cuidados e pela possibilidade de criar jardins suspensos, mesmo em áreas reduzidas.

Na cidade de Atibaia, o casal Alexandre Antônio de Lima e Simone Toshie Hiratuka de Lima, foram os primeiros a desenvolver a técnica e fundaram a empresa “Kokedamas e Companhia”.

O negócio pioneiro na região começou como uma necessidade de inovação em tempos difíceis, o casal possui também outro empreendimento, mas na área de jardinagem a “Paisagismo São Francisco”.

“Há alguns anos, meu cunhado que mora há mais de 25 anos no Japão, nos visitou. Ele sugeriu: por que vocês não experimentam fazer kokedamas? Naquele momento a Paisagismo São Francisco estava em alta e não levamos a ideia adiante. Alguns anos depois em um momento de crise financeira que decidimos aderir e iniciar o cultivo de kokedamas.” Afirma Alexandre.

O cunhado de Alexandre ainda auxiliou enviando diretamente do Japão vídeos e documentários explicando as técnicas e a história dos kokedamas, muitos deles em japonês, sem nenhum tipo de legenda, que precisaram ser “traduzidos” pela esposa Simone, familiarizada com a língua.

Com isso surgiu a “Kokedamas e Cia”, que conta hoje com a ajuda de mais dois colaboradores, Cláudio Henrique Rodrigues que auxilia nas vendas e na produção e Alex Antônio de Lima, irmão de Alexandre, que auxilia com as técnicas de venda, marketing e exposição em eventos.

Kokedamas: Cultura, beleza e praticidade com a técnica e história do povo japonês

A equipe do Atibaia News entrevistou o proprietário da “Kokedamas e Cia”, Alexandre Antônio de Lima, que partilhou conosco a história, a cultura por trás das técnicas e claro falou um pouco sobre o trabalho que começa a ser divulgado de forma intensa na região e vem crescendo e adquirindo novos adeptos.

Atibaia News: O que são kokedamas? Qual o significado dessa palavra?

Alexandre: O significado da palavra Kokedama é “bola de musgo” em japonês. É uma técnica japonesa que chegou para ficar no Brasil onde você pode cultivar sua plantinha ornamental, e até mesmo alguns temperos em uma bola de musgo. Essa técnica proporciona uma facilidade incrível no cuidado com a planta, pois reduz em mais de 70% os gastos com manutenção e espaço que essa planta poderia ocupar. A finalidade do Kokedama é essa: proporcionar menos “mão de obra” em menos espaço.

Atibaia News: Qual a história dessa forma de cultivo? Como ela surgiu no Japão?

Alexandre: Essa técnica foi desenvolvida há muito tempo no Japão em uma situação pós-guerra onde o país passava uma dificuldade muito grande, e após os bombardeios a terra não produzia mais, as matas foram queimadas e as casas destruídas.  Eles perceberam que na mata havia sobrado apenas o musgo, e eles começaram a recolher aquilo e a envolver as plantas e flores, alguns temperos comestíveis, em uma tentativa de armazenar aquelas plantas através da umidade do musgo. Com o passar do tempo eles notaram que o musgo não apenas armazenava as plantas, mas elas se desenvolviam. E a Kokedamas e Cia foi a primeira a trazer essa técnica para nossa região.

Atibaia News: Essa técnica ainda é recente no país. Em nossa cidade são muitos produtores que cultivam kokedamas?

Alexandre: Essa técnica é muito recente no Brasil. Na nossa cidade são poucos os que produzem kokedamas. Geralmente as pessoas produzem por hobby ou para si próprios, não sabendo se a planta vai se adaptar, como se ainda estivesse em fase de testes. Os únicos que estão produzindo em escala com plantas já adaptadas ao kokedama, somos nós. Somos os únicos a expor essa técnica em feiras e eventos em Atibaia.

Atibaia News: Podemos dizer que os kokedamas são também uma forma de artesanato? Como é o preparo da bola de musgo, o plantio… em média quanto tempo demora para preparar o kokedama?

Alexandre: Os kokedamas podem sim ser considerados uma forma de artesanato, tanto que a Prefeitura de Atibaia, classificou nosso trabalho como artesanato para a participação em uma das feiras que exibimos os Kokedamas. E realmente é uma arte. O preparo da bola de musgo exige cuidado, atenção e técnica. Cada Kokedama que nós fazemos, fica de 30 a 40 dias em “observação”, para checar a adaptação da planta. Só depois ela vai para uma fase de acabamento artesanal e para a área de venda. Tudo isso é resultado de uma grande pesquisa e muito tempo dedicado ao processo. Por um ano e meio nós testamos as plantas para hoje ter uma grande variedade de plantas, flores e folhagens que se dão bem com essa técnica.

Atibaia News: Quais são os tipos de plantas e flores que podem ser cultivadas nesse formato? O kokedama exige cuidados especiais? É difícil o processo de adubação e hidratação?

Alexandre: São muitos os tipos de plantas e flores que podem ser cultivadas no formato kokedama. Por exemplo existem várias espécies de bromélias e quase todas elas se adaptam muito bem aos kokedamas. As orquídeas, não são todas, mas boa parte delas se adaptam e inclusive proliferam chegando a dar mudas. As folhagens, a Renda Francesa, a Renda Portuguesa, as Mini Samambaias e os Micro Antúrios, que é o Antúrio modificado geneticamente, menor que o mini antúrio, entre muitas outras. Pra quem adquire; o kokedama não exige muitos cuidados. Você deve regá-lo uma vez por semana no processo de submersão, pode ser em um balde de água, deixando por cerca de 5 minutos e pronto. O processo de adubação, utiliza adubo em líquido facilmente encontrado até mesmo em supermercados, a cada 3 ou 4 meses.

Atibaia News: Quais são os mais procurados? Quais as diferenças entre as folhagens e as plantas ornamentais como as orquídeas?

Alexandre: Os kokedamas mais procurados são os de orquídeas, a bromélia tillandisia que é muito procurada para decorar centros de mesa e o micro antúrio. A diferença entre as folhagens e as demais plantas ornamentais é que todas as plantas que dão flor necessitam de uma incidência de luz maior, não o sol direto, mas iluminação indireta. Porque é a luz que estimula a planta na produção de flor. Nas folhagens existe menos necessidade de luz.

Atibaia News: Quem compra um kokedama pode também interagir com ele, cuidando, fazendo a poda, tirando novas mudas, como as plantas e flores plantadas em jardim?

Alexandre: Sim sem dúvida. A pessoa pode interagir com a planta, podando, modelando... A planta se desenvolve no kokedama, solta novas mudas, novos galhos, novos brotos. Com o passar do tempo se torna inclusive uma terapia cuidar dos kokedamas. A pessoa pode retirar mudas e plantá-las em outros vasos. Essa é uma pergunta frequente quando a pessoa compra um kokedama.

Atibaia News: A possibilidade de criar “jardins suspensos” com os kokedamas traz um diferencial muito bonito a diversos ambientes. É possível hoje ter um jardim mesmo em casas que não possuem áreas de terra ou espaços para vasos?

Alexandre: Existe sim a possibilidade de criar jardins suspensos com os kokedamas aliás isso é uma tendência. Aqui em Atibaia já tem dois paisagistas que viram nosso trabalho sendo exibidos em feiras e eles estão aderindo a esse tipo de ideia com jardins suspensos feitos com kokedamas, inclusive em pergolados. Por isso mesmo em casas com espaço limitado é possível cultivar um jardim com diversos tipos de plantas, orquídeas e folhagens em kokedamas.

Atibaia News: Existem kokedamas que podem ser cultivados dentro de casa ou somente em áreas externas? Podemos ter kokedamas em apartamentos?

Alexandre: Existem sim muitos kokedamas que podem ser cultivados dentro de casa, a maioria das plantas que se adaptaram bem a esse cultivo são plantas de áreas internas e de terraço ou plantas de meia-sombra, aquelas que podem tomar apenas meio período de sol. Existe um kokedama certo para cada ambiente, mas a maioria se adapta bem aos interiores de casa. Em sites especializados em decoração existe inclusive a dica de utilizar o kokedama para harmonização e decoração de banheiros, que são geralmente espaços iluminados, úmidos e frescos.

Kokedamas e Cia

(11) 9.9806-5218

1 comentário

 
  • Nena David comentou:

Olá! Moro no interior do Rio grande do Sul, e tenho interesse em iniciar um pequeno negócio com Kokedamas, uma vez que sou apaixonada por elas, e por estar ligada a Arte! Poderiam me indicar algum curso, ou me passar mais dicas e informações a respeito? Atenciosamente. Nena David Aposentada, 63 anos, Artesã Ivoti- RS

VOLTAR