Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 13/11/2025 - 16h00

Quem tem indústria forte fabrica um futuro melhor

Rafael Cervone* e Luís Bernardino Arnal de Barrio**

Foto: Divulgação

O Ciesp Bragança Paulista, que também abrange os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem, chega aos 34 anos, celebrados em 13 de novembro, com uma trajetória marcada pelo apoio permanente à indústria e contribuição decisiva ao desenvolvimento regional. A entidade construiu uma sólida estrutura de atendimento às empresas instaladas nessas 12 cidades, com reflexos diretos na geração de emprego, renda e inovação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News

Desde sua criação, o Ciesp Bragança pauta suas ações pela defesa dos interesses da indústria e pela interlocução ativa com os poderes públicos. Os temas que impactam o ambiente produtivo são estudados, debatidos e levados ao poder público, sempre com o propósito de fortalecer o setor e ampliar sua competitividade. Nas ações de advocacy que transcendem à instância municipal, a Regional conta com o apoio da Diretoria Estadual do Ciesp, que é a maior entidade representativa da indústria na América Latina. Essa forte presença traduz-se em serviços concretos e resultados duradouros.

Os associados têm acesso a uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas do cotidiano empresarial, do suporte jurídico e econômico às orientações sobre comércio exterior, infraestrutura, meio ambiente, crédito, inovação e tecnologia industrial. A Diretoria Regional também promove feiras, simpósios, rodadas de negócios e encontros que estimulam conexões e oportunidades. Um destaque é o Centro de Excelência em Treinamento Empresarial e Industrial, que oferece cursos de curta duração, programas modulares e capacitações in company voltadas ao aprimoramento da gestão e da produtividade.

A atuação do Ciesp Bragança Paulista ultrapassa as fronteiras da indústria, articulando parcerias com o poder público e entidades de outros segmentos para promover avanços focados no fomento econômico e sustentabilidade. Exemplo recente foi o apoio à 5ª Semana do Empreendedorismo, realizada em setembro pela Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O dinamismo industrial da região é visível nos números. De acordo com levantamento do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, elaborado com dados das regionais do CIESP, as exportações dos 12 municípios da área de Bragança Paulista somaram US$ 121,4 milhões no primeiro semestre de 2025. O destaque foi para produtos industriais, especialmente máquinas, aparelhos, materiais elétricos e plásticos, que representaram 26,5% do total.

A força do chão de fábrica é confirmada pelos dados mais recentes da RAIS e do Caged. A região do Ciesp Bragança Paulista reúne 1.915 indústrias de transformação, o equivalente a 13% dos estabelecimentos locais, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios, de metal, vestuário e máquinas e equipamentos. Essas empresas empregam 36.883 trabalhadores formais, o que representa cerca de 29% de todos os empregos da região, o maior índice dentre todos os setores.

No total, os 12 municípios têm 524.739 habitantes. Considerados os dados macroeconômicos aqui analisados, a indústria de transformação impacta diretamente a vida de dezenas de milhares de famílias, configurando-se como um forte vetor de desenvolvimento da região.

Os números confirmam a vitalidade da atividade industrial: o setor acumula sucessivos saldos positivos de geração de empregos desde 2020. Apenas entre janeiro e agosto de 2025, criou 1.217 novos postos formais, impulsionado principalmente pelas áreas de fabricação de veículos automotores, produtos de metal e plásticos.

Por isso, mais do que celebrar o aniversário do Ciesp Bragança Paulista, reafirmamos o compromisso que inspirou sua fundação há 34 anos: trabalhar sempre e cada vez mais pelo fortalecimento do nosso setor e o desenvolvimento econômico e social da região. Afinal, quem tem indústrias fortes fabrica um futuro melhor para todos.

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

**Luís Bernardino Arnal de Barrio é o diretor-titular do Ciesp Bragança Paulista.

VOLTAR