Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 15/06/2022 - 18h03

Escolas Municipais de Atibaia são orientadas a mudar forma de comemorar datas Festivas

Segundo Prefeitura escolas não estão proibidas de comemorarem Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, e outras datas comemorativas, mas existe orientação para que os temas sejam abordados de forma diferente (foto: Atibaia Ontem e Hoje)

Armando Teixeira Junior

A decisão de algumas escolas municipais de Atibaia de não comemorar datas tradicionais do calendário têm deixado pais descontentes e gerado uma série de reclamações.
Segundo apurou o Portal Atibaia News com pais de alunos matriculados em algumas escolas da Rede Municipal, datas como “Dia dos Pais” e “Dia das Mães” não estão sendo comemorados pelas escolas da forma tradicional, e sim tratadas como um “dia da família”.

“Disseram em uma reunião de pais que essa decisão era para não excluir crianças que não possuem modelos de família tradicional. Filhos com pais divorciados, ou de mães solteiras e até crianças criadas por casais homoafetivos”. Disse uma mãe ao Portal Atibaia News.

Outras datas comemorativas como Páscoa, Natal e as Festas Juninas, também estavam sendo abordadas de outra forma por professores junto aos alunos ou até sendo ignoradas no calendário de algumas escolas municipais por se tratarem de celebrações religiosas.

O assunto foi tratado na tribuna da Câmara Municipal de Atibaia pelo vereador Júlio Mendes, na sessão do dia 07 de junho, citando o questionamento de pais de alunos ligados à Escola Florêncio Pires de Camargo, sobre o cancelamento de eventos em datas comemorativas - como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

“A decisão é da Secretaria Municipal de Educação, mas também surge como diretriz estadual e governo federal. O fato é que causou bastante indignação na comunidade de pais. Por outro lado, compreendemos que as escolas estão revisando seu calendário de atividades, considerando aspectos econômicos, sociais, culturais, éticos e religiosos das crianças e suas famílias”, afirmou o vereador.

Ainda sobre o assunto, Júlio afirmou que existe autonomia das escolas, mas que a vontade dos pais também deve ser considerada.

“A opção por trabalhar com datas comemorativas relaciona-se com a autonomia que cada instituição tem para selecionar e organizar conteúdos a serem ensinados aos alunos durante o ano letivo. Mas o que todas devem pensar é no foco  e no conteúdo de trabalho, que pode incluir os sentimentos e as demandas dos pais”, concluiu.

Diante das informações trazidas pelo vereador, o Portal Atibaia News entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia para compreender se existe ou não uma orientação expressa que proíbe escolas municipais de comemorarem as datas festivas do calendário anual.

Não existe proibição, mas orientações de mudanças

Segundo a Secretaria da Educação de Atibaia, a notícia de que existe uma “proibição” a comemoração de datas como Dia dos Pais, Páscoa ou Natal, nas escolas municipais não é verdadeira, mas que de fato a abordagem a essas datas está mudando.

A Secretaria ressaltou que tais mudanças seguem diretrizes curriculares e orientações pautadas em documentos nacionais de educação. Segue abaixo a resposta na integra.

“A notícia não é verídica. Informamos que não houve nenhuma proibição sobre eventos e comemorações a serem realizados nas escolas. O que adiantamos é que houve orientação dos principais documentos norteadores da educação nacional (Diretrizes Curriculares Nacionais 2009; Base Nacional Comum Curricular 2017; e Currículo da Educação Básica Municipal de Atibaia 2021), entre outros estudos teóricos da atualidade, sobre a forma que são propostas atividades e ações junto às crianças.

É preciso evitar que práticas meramente de reprodução e massificação, e que não representam as diferentes culturas, promovam a exclusão de qualquer criança inserida na escola, ainda que não haja a intenção de que tal fato ocorra.

Deve-se priorizar sempre o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, garantindo o seu protagonismo desde o planejamento até a execução das ações. Não há que se perder de vista os direitos de aprendizagem e princípios éticos, políticos e estéticos, garantidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais.”

E você leitor, qual a sua opinião? As escolas devem abordar de forma diferente as datas festivas? Festas Juninas, Páscoa e Natal devem ser datas ignoradas no calendário escolar pelo seu caráter religioso? E a tradição cultural dessas comemorações será perdida?

O Portal Atibaia News quer saber seu ponto de vista; e outras matérias podem ser realizadas sobre esse tema ouvindo a opinião de profissionais da educação e de outros setores da sociedade.

VOLTAR