Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 31/07/2025 - 15h48

Ligação de esgoto irregular causa problemas a moradores do Caetetuba

SAAE apurou denúncia de esgoto a céu aberto e mau cheiro e constatou que problema foi causado por ligação irregular

Na cidade de Atibaia, moradores da Rua Hélio Tavares de Salles, no bairro Jardim Imperial, enviaram ao “Espaço do Leitor” uma reclamação sobre a presença de esgoto a céu aberto, que causa mau cheiro e pode trazer risco de doenças a vizinhos e transeuntes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News

“Moro na casa ao lado deste esgoto  que corre dia e noite aqui do lado da minha casa. A SAAE Atibaia passou tubos de esgoto neste terreno e quando chega na rua da minha casa o esgoto está entupido e corre na rua”, informou um morador.

O Portal Atibaia News enviou a reclamação e um breve vídeo do local a assessoria de comunicação da SAAE.

Ligação irregular prejudica a população e pode gerar multa

Após averiguar as causas da reclamação dos moradores, a SAAE verificou que no local havia uma ligação de esgoto irregular, o que causava o mau cheiro e demais problemas apontados.

Ainda segundo a nota, a prática coloca em risco o funcionamento adequado do sistema de esgoto e pode gerar notificação e multa ao munícipe e proprietário de imóveis com ligações irregulares ou indevidas.

Abaixo a nota da SAAE na íntegra:

“SAAE Atibaia informa que foi realizada recentemente uma verificação na Rua Hélio Tavares de Salles, no bairro Caetetuba, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades no sistema de esgotamento sanitário da região.
A equipe técnica constatou que a área é atendida por uma rede seca, ou seja, a infraestrutura de esgoto já implantada ainda não foi oficialmente liberada para uso.
Durante a vistoria, foram identificados indícios de ligação indevida de água pluvial à rede de esgoto, prática que contraria as normas técnicas e pode comprometer o funcionamento adequado do sistema. Diariamente, nossas equipes de campo realizam vistorias nas redes e, quando identificadas, notificam os responsáveis pelas ligações irregulares de esgoto, a fim de garantir o pleno funcionamento do sistema e a preservação da saúde pública.
Os responsáveis por irregularidades são notificados para realizar a devida regularização no prazo de 30 dias. O não cumprimento pode resultar na aplicação de multa.
Reforçamos também que a utilização da rede seca antes de sua ativação oficial, assim como ligações irregulares, pode causar transtornos à coletividade e está sujeita a medidas corretivas.”

VOLTAR