Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 03/07/2019 - 21h29

Acidentes de moto deixaram 4 mortos em Atibaia; o que fazer para evitar colisões

Em Atibaia dois acidentes de moto deixaram 4 vítimas fatais desde o último sábado dia, 29 de junho. Estatísticas dos acidentes registrados no Estado de São Paulo apontam que 80% das vítimas são motociclistas

Por Armando Teixeira Junior

Nos últimos anos tem aumentado a preocupação com o número de acidentes de trânsito registrados, e as motocicletas lideram as estatísticas de vítimas após colisões e acidentes.

Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo através do seu site existe uma diferença considerável entre as vítimas de acidentes envolvendo carros e motos. Os números revelaram que pelo menos 80% das internações após um acidente de trânsito estão ligadas a motos. Em 2018, foram realizadas em hospitais do SUS no Estado de São Paulo, 26.229 internações de pessoas feridas em acidente de trânsito. O que impressiona nos dados do ano passado é o número correspondente a acidentes de motocicletas, 22.581, ou seja, em 86% dos casos as vítimas de acidentes eram motociclistas, enquanto apenas 3.818 correspondem a passageiros e condutores de carros.

Quando consideramos idade, faixa etária e gênero a pesquisa que traz uma média dos últimos 6 anos, indicou que a maior parte dos acidentes de trânsito acontecem com pessoas entre 20 e 59 anos. Os homens constituem 80% das vítimas de acidentes. Outro dado alarmante é que tais acidentes geraram cerca de 20 mil internações por ano em média aproximada, das quais cerca de 17 mil estavam relacionadas com acidentes de motos.

Em Atibaia a realidade ainda está distante da registrada na cidade de São Paulo que em 2018, teve 366 mortes de motociclistas, uma média de 1 óbito por dia em acidentes; mas a proximidade com duas rodovias de fluxo intenso como a Fernão Dias e Dom Pedro I, e a mescla de fluxo local com o de viajantes pode ser um fator de risco, especialmente para motociclistas. É preciso redobrar atenção e ficar atento a dicas que diminuem os riscos de um possível acidente.

Dicas de prevenção

Conhecer e respeitar a sinalização, pilotagem defensiva e manutenção frequente são dicas valiosas na prevenção de acidentes de motos.

O jornalista Cícero Lima, foi editor da Revista “Duas Rodas”, colunista do UOL Motos e do Portal Atibaia News, é nome referência no país quando o assunto é a direção sobre duas rodas.

Em seu texto mais recente para sua coluna no Portal Atibaia News, o jornalista falou sobre sinalização e as cores e significados das placas de trânsito (leia aqui). A sinalização de trânsito é muito mais que um conjunto de símbolos que representam proibições ou permissões, mas quando estamos ao volante sobre duas ou quatro rodas, ela auxilia e muito na prevenção de acidentes e em uma direção segura e bem orientada.

Nos últimos dias, registramos um número acentuado de acidentes de trânsito com vítimas fatais em nossa região envolvendo motociclistas. Cícero Lima falou brevemente conosco dando dicas de direção defensiva para motociclistas.

Atibaia News: Cícero além das importantes informações que você já citou em sua coluna sobre a sinalização de trânsito, às vezes um buraco ou irregularidade na pista, uma imprudência de outro condutor pode causar um acidente. Como o motociclista pode prevenir acidentes que não dependem da sinalização?

Cícero Lima: A melhor forma é a pilotagem defensiva e analisando as condições da rua ou estrada e seu entorno. Ao passar próximo a uma vila, por exemplo, existe a chance de algum cachorro ou criança atravessar a pista, por isso é fundamental diminuir a velocidade se aumentar concentração para uma manobra rápida – desviar ou usar os freios. Até mesmo o dia e o horário também aumentam os riscos e pedem uma postura diferente. As noites de sexta e sábado exigem mais cuidado devido ao risco de encontrar com um motorista embriagado pelo caminho. É fundamental estar atento ao retrovisor e acompanhar a movimentação no entorno. Ao parar no cruzamento ficar nas laterais da rua e assim não se expor a um abalroamento. Mesmo que a preferencial seja sua é importante ter certeza que não há uma moto ou carro vindo em alta velocidade. No caso da moto sempre digo que ela nunca tem preferencial, a preferencial é evitar acidentes.

Atibaia News: Um acidente recente aqui em nossa região teve duas vítimas fatais após o pneu de uma motocicleta estourar na rodovia e o condutor perder o controle. O que fazer para evitar falhas mecânicas que causam acidentes graves? Quais itens são essenciais na revisão de uma moto?

Cícero Lima: A manutenção dos pneus é fundamental, ele deve estar sempre com a calibragem indicada pelo fabricante. Para que um pneu estoure é preciso que esteja careca (com desgaste muito acima do limite) ou ele foi cortado por algum objeto metálico que caiu na estrada, por exemplo. Nesse caso é uma fatalidade. Outro item que o motociclista deve ficar atento é o conjunto de transmissão final – corrente, coroa a pinhão. Caso a corrente esteja folgada ela pode se soltar e travar a roda – esse tipo de acidente é bastante comum. O mesmo acontece com o desgaste excessivo do conjunto que faz a corrente se romper e travar a roda da moto. As luzes também exigem atenção, em muitos acidentes o motorista alega “não ter visto a moto” por isso é fundamental sempre rodar com o farol ligado e a lanterna traseira em boas condições.

Atibaia News: Muitas vezes existem falhas humanas e de imperícia que causam acidentes. Nesses casos colisões mais sérias podem ser evitadas utilizando técnicas de direção defensiva?

Cícero Lima: Analisar o meio por onde se trafega (as condições da pista e seu arredores) ajuda a evitar acidentes. Um grande problema em nossa região é a mistura do trânsito local com os viajantes. Muitas vezes o morador de Atibaia está indo de um bairro ao outro usando a pista da Fernão Dias como se fosse uma avenida rodando devagar e despreocupado. Esse tipo de motorista (ou motociclista) se expõe a sérios riscos uma vez que o ritmo da estrada é outro. Muitas vezes ele entra na frente de um caminhão em alta velocidade que não tem tempo de reduzir e evitar o acidente. Outro tópico importante é ficar alerta a movimentação de pedestres – principalmente próximo aos pontos de ônibus, muitas vezes a pessoa entra na frente do carro ou da moto sem olhar, nessa condição cabe ao motociclista e motorista antecipar o risco.

Em um país com números alarmantes de acidentes de trânsito – segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são quase 40 mil mortes por ano no Brasil – é preciso usar sempre a direção defensiva e contar com o inesperado. Cuidar da manutenção do veículo é fundamental além de estar sempre pronto e saber como reagir numa emergência.

Colaboração: Cícero Lima

Informações e estatísticas: www.saopaulo.sp.gov.br

VOLTAR