NOTÍCIAS
Vai começar mais um Festival da Linguiça de Bragança, com entrada franca
Festival da Linguiça de Bragança celebra mais de 110 anos de seu principal produto com sabores que valem a história, em setembro, com entrada franca
Fotos: Renato Teixeira/Corn Dog e Rubens Scheid/Crispy
"Fabricantes preparam mais de 20 toneladas de linguiça para receber cerca de 70 mil pessoas em seis dias de festa com música ao vivo, diversão para toda a família, além da Carreta da Linguiça"

É no interior de São Paulo que fica a “capital nacional da linguiça artesanal”, a cidade de Bragança Paulista, tendo recebido esse título em 2018 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
Bragança é a maior produtora de linguiça artesanal do Brasil, reconhecida pela qualidade de seus produtos que atraem investimentos e turismo para o local e, em 2025, celebra os exatos 114 anos de seu produto mais conhecido, a TRADICIONAL LINGUIÇA BRAGANTINA, na 13ª edição do FESTIVAL DA LINGUIÇA DE BRAGANÇA.
Com ENTRADA FRANCA, nos dois primeiros finais de semana de setembro - de 05 a 07 e de 12 a 14, o visitante poderá experimentar a grande estrela do evento em cardápios especiais e recheados de criatividade e autenticidade que contam a história da cidade.
O evento acontecerá no parque de exposições onde acontecem os grandes eventos da cidade, o Posto de Monta de Bragança. Pertinho de São Paulo, Campinas, São José dos Campos e Extrema (MG), Bragança destaca-se entre os roteiros de “bate e volta” com aproximadamente 01 hora de viagem, excelente para aproveitar o feriado do dia 07 de setembro (Independência do Brasil).
LINGUIÇA DE BRAGANÇA EM NÚMEROS:
- São 114 anos de tradição!
- A organização do evento estima um público de 70 mil pessoas.
- Serão seis dias de evento com gastronomia local.
- Mais de 20 toneladas da linguiça bragantina serão servidas.
- Seis produtores locais estarão a todo vapor.
- Mais de 40 pratos à base de linguiça (salgados e doces).
- Mais de 40 expositores de segmentos diversos com artesanato e venda de produtos locais.
- Shows musicais de mais de 20 grupos com diferentes ritmos.
- E muitas, muitas atrações para toda a família.
Renato Teixeira, produtor local, Presidente da Associação dos Produtores de Linguiça de Bragança Paulista - ALBRAG e um dos organizadores do evento, fala sobre o tema do evento deste ano:
“A grande protagonista do Festival é a inconfundível Linguiça de Bragança — agora, dentro de um novo capítulo da nossa história gastronômica, completando 114 anos, então, nada mais justo do que celebrarmos os ‘Sabores que valem uma história’, valorizando a tradição, a memória e o orgulho de uma receita que atravessa gerações”, conta Renato Teixeira.
SABORES QUE VALEM UMA HISTÓRIA - O cardápio é extenso, criativo e a regra é clara: TUDO TEM QUE TER LINGUIÇA! Muito conhecida em Bragança Paulista e fácil de ser encontrada nos restaurantes da cidade, quem um dia imaginou uma parmegiana de linguiça? Fácil de imaginar? Então, seguimos na culinária italiana com pizzas de linguiça bragantina, massas com ragu de linguiça e também com uma tradicional polenta com linguiça.
Desde sua primeira edição, o festival da linguiça tem uma regra muita clara: Tudo tem que ter linguiça! E sabe o resultado disso? A criatividade foi colocada à prova! Pois, entre as labaredas da churrasqueira e o lento cozimento de um ragu, muitas maravilhas foram criadas nessas últimas 12 edições. Lanches e porções seriam os mais convencionais se estes também não fossem reescritos por suas variações, combinações ou até mesmo com as diferentes formas de preparo. Este ano, por exemplo, o tradicional lanche de linguiça ganha uma versão um tanto quanto inusitada com a linguiça empanada e crocante ao estilo “Crispy”.
A culinária árabe já foi inspiração para esfihas, kaftas e um couscous marroquino com linguiça bragantina, a francesa com crepes, suíça com batata rosti e até a russa com estrogonofe de linguiça.
Mas quem poderia imaginar linguiça na comida japonesa? Pois bem! Já tivemos yakissoba e sushi de linguiça em edições passadas e guioza e harumaki de linguiça estarão no cardápio desta edição.
NESTE ANO, A PROMESSA VAI AINDA MAIS LONGE: COREIA! CORN Dog é o nome de uma das comidas de rua mais populares da Coreia. Conhecido como Hotdog Coreano ou Hotdog no Palito, na versão bragantina, um espeto de linguiça e queijo é envolvido em uma massa e empanado com farinha panko e corn flakes, trazendo crocância e muito sabor.
E comida brasileira? É claro que tem! Coxinha de linguiça, arroz no tacho com linguiça e por aí vai. Todos os anos o cardápio se renova e o evento também. Mais de 40 pratos com linguiça devem estar no cardápio deste ano.
“O maior desafio dos produtores de linguiça sempre é excluir um item do cardápio pra dar lugar para um novo e no final das contas, muitos sabores acabam fazendo história”, diz Renato Teixeira, produtor.