NOTÍCIAS
Aluno de Atibaia cria projeto para incentivar o diálogo sobre saúde mental na escola
Pietro Dias Cavalcanti da escola estadual José Alvim é autor do Projeto Girassol
Foto: Arquivo pessoal
https://www.instagram.com/reel/DPO42gojUN7/?igsh=NDgyZnowanJ4Y3pv
Um dos maiores desafios da sociedade moderna é combater as doenças “invisíveis”, que muitas vezes de forma silenciosa, atingem pessoas de todas as idades e classes sociais. Estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico e diversas outras doenças exigem conhecimento e atenção para serem combatidas, seja na família ou em ambientes coletivos como as escolas, por exemplo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
Foi pensando nisso que o aluno da escola estadual José Alvim, Pietro Dias Cavalcanti, 17, criou o “Projeto Girassol”, com o objetivo de fomentar o debate sobre a saúde mental, sobretudo junto aos alunos do ensino médio.
“O projeto girassol tem o objetivo de dar uma definição mais ampla e clara do que é saúde mental, e mostrar como todas as vidas são importantes. Eu sou o idealizador do projeto, mas o grêmio estudantil e a escola José Alvim foram uma porta aberta para poder transformar esse projeto em realidade. Esse ano aconteceu a 2ª edição, a primeira foi em 2024.” Conta Pietro.

Neste ano, o projeto Girassol contou com a ajuda de psicólogos do CAPs(Centro de Atenção Psicossocial) e que atuam junto aos alunos na escola. Foi organizado um evento que reuniu professores, alunos e familiares no Cine Itá.
Os alunos da escola José Alvim realizaram diversas apresentações e Pietro recitou um poema de sua autoria
Poesia e combate ao bullying
Desde cedo Pietro encontrou inspiração nos poemas e haikais, e ainda no ensino fundamental se interessou pelo assunto.
“Tudo começou alguns anos atrás, quando tive meu primeiro contato com rimas e haikais, no terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, e comecei a me aprofundar e pegar gosto por esse nicho.” Conta o aluno.
A transição e mudança de escola teve também seus desafios, e o jovem também enfrentou algumas dificuldades, que contribuíram para seu crescimento e amadurecimento.
“Entre o sexto e nono ano eu estudei em uma escola diferente, e passei por um período difícil, em que enfrentava bullying, preconceito com meu cabelo cacheado, foi um período complicado mas que só serviu de motivação para combater essas atitudes.”
Ao mudar para a escola estadual José Alvim encontrou apoio, formou um novo grupo de amigos e assim surgiu o projeto Girassol.
“No primeiro ano do Ensino Médio, eu cheguei ao José Alvim, era uma escola nova, logo fiz amigos e entrei na chapa de formação do Grêmio Universitário. Fiquei como coordenador cultural, e ano passado estava pensando sobre o que fazer para o Setembro Amarelo, e mexendo em algumas anotações que tinha guardado, comecei a pensar no projeto, dei o nome de Girassol pois é uma flor que sempre gostei muito, e combina com o setembro amarelo.” Recorda.
Pietro ressaltou também a importância da ajuda da escola, que deu todo suporte para que o evento tivesse sua segunda edição.
A poesia apresentada por Pietro no Projeto girassol está em sua conta no instagram, onde o jovem também posta outros conteúdos do seu dia a dia. Confira.