NOTÍCIAS
Em Atibaia, testes de COVID-19 poderão ser ampliados com a aquisição de materiais necessários para c
Após repasse de verbas e insumos para COVID 19, Município informa que testes rápidos já disponíveis serão direcionados a grupos prioritários e que principal necessidade no momento é a compra de “SWABS”, tipo de cotonete estéril utilizado na coleta de exames para os testes
Armando Teixeira Junior
O Portal Atibaia News noticiou recentemente a liberação de verbas do Estado e da União, para o município de Atibaia, destinadas ao combate do COVID-19.
Na ocasião enviamos a Secretaria de Saúde, através da Assessoria de Imprensa, o questionamento sobre quais as principais necessidades do município para o combate ao coronavírus no momento e, também se tais recursos seriam utilizados para testes rápidos ou novos equipamentos, como leitos de UTI.
Sobre as necessidades mais urgentes no momento, a Secretaria da Saúde informou: “No momento estamos com falta de swab para realização de PCR. Este insumo já vinha escasso desde a epidemia de sarampo e a situação ficou grave com a pandemia de COVID-19, com desabastecimento mundial.
Estamos tentando comprar o insumo, também solicitamos empréstimo a municípios vizinhos e solicitamos ao Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas a verificação junto ao Instituto Adolpho Lutz de insumo substituto para esta coleta”
O SWAB é um cotonete estéril utilizado para coleta de material, como secreções nasais ou de outras mucosas por exemplo, para utilização em testes e exames de laboratório; o PCR é o exame de “Proteína C Reativa” utilizado em diversos quadros inflamatórios e atualmente é o principal teste para a detecção de COVID 19.
Testes Rápidos e UTis
A Secretaria de Saúde, em resposta a nossa solicitação, deu detalhes também sobre o número de testes disponíveis, sua destinação e, também sobre os leitos de enfermaria e UTI contratados com recursos municipais junto ao Hospital Bragantino. Segue abaixo na íntegra a resposta:
“O município recebeu 3000 testes rápidos para utilizar em grupos especiais: profissionais de saúde e familiares intradomiciliares, profissionais da segurança pública intradomiciliares e idosos, em ordem de prioridade idosos institucionalizados, portadores de doenças crônicas e idosos que não estejam nesses grupos. Todos esses casos devem ter apresentado quadro clínico compatível com COVID-19, ou seja, devem ter sido sintomáticos. O exame pode ser realizado a partir do 8º dia após o início dos sintomas, que é quando os anticorpos começam a ser detectados no sangue. Os pacientes precisam estar pelo menos há 72 horas assintomáticos.
Os testes foram disponibilizados a partir do dia 04 de maio. O público alvo em potencial é de cerca de 41 mil pessoas. Somente de idosos 21 444. Profissionais de saúde 4400, profissionais de segurança cerca de 450 pessoas. Estimamos em cerca de 14 mil familiares.
O município durante esses meses de pandemia contratou leitos de UTI e de enfermaria no Hospital Bragantino. Contou com o apoio do SAMU para transferência dos pacientes. A partir desta semana foram credenciados leitos regionais no Hospital Bragantino e HUSF, razão pela qual foi suspenso o contrato com o Hospital Bragantino para leitos de enfermaria, mas mantidos ainda, por questão de segurança, 5 leitos de UTI.” Informou a Secretaria de Saúde.