NOTÍCIAS
Situação dos Medicamentos em falta nas UBS de Atibaia começa a ser regularizada
Após nova reclamação apontada por leitor do Portal Atibaia News, Prefeitura informa que alguns casos já foram resolvidos e outros serão normalizados em breve.
Armando Teixeira Junior
Portal Atibaia News, através do seu “Espaço do Leitor” recebeu na última semana reclamações sobre a falta de alguns medicamentos nos postos de saúde do município.
No dia 31 de janeiro, fizemos reportagem sobre esse mesmo tema. Na ocasião, fomos informados pela secretaria da Saúde de que uma licitação havia sido realizada e que o processo estava em fase de homologação para normalizar a entrega dos medicamentos.
A nossa leitora Sonia encaminhou a seguinte reclamação:
1 - "Gostaria de estar informando a falta de alguns remédios na farmácia do SUS de Atibaia. Meu marido é obrigado a tomar 3 caixas do remédio Prolopa, por ser portador da doença de Parkinson. Desde o fevereiro que o remédio está em falta. E a informação é que não sabem quando vai chegar. E como ficam as pessoas que dependem desse remédio?"
Retomamos aqui também as duas reclamações registradas no dia 31 de janeiro
2 - "Meu filho usa sertralina para depressão e não tem condições de comprar o remédio, precisa tomar quatro comprimidos por dia e pega receita no psiquiatra a cada três meses. Acontece, que o remédio está em falta no posto de saúde, não é a primeira vez, na última ele que diminuir por conta própria dosagem pela metade para não ficar sem o remédio de uma vez, e o estado de ânimo dele ficou completamente alterado. Tenho medo, que sem o remédio ele possa fazer alguma bobagem.”
3 - "Minha mãe de 75 anos e meu pai que tem 93 anos e que está se recuperando do AVC, ambos diabéticos. Desde novembro voltam sem as medicações. O remédio é Gliclazida 60 comprimidos 30 ml".
Encaminhamos através da Assessoria de Imprensa de Atibaia as dúvidas para serem respondidas pelos responsáveis. Assim como o questionamento sobre a demora na solução de alguns casos e sobre alternativas para os pacientes que precisam das medicações e não possuem condições financeiras para comprá-los, quando os mesmos estão em falta nos Postos de Saúde. Segue abaixo o parecer da Prefeitura sobre cada caso:
1 - Sobre a reclamação da leitora Sônia:
O abastecimento de Levodopa 100 mg + Benserazida 25 mg (Prolopa - marca comercial) está regular e disponível nas unidades de dispensação.
Aquisição de Levodopa 200 mg + Benserazida 50 mg (Prolopa - marca comercial) solicitada e aguardando entrega para 3ª semana de abril.
2 – Sobre a Reclamação da falta do medicamento Sertralina (Publicado dia 31 de janeiro)
O Abastecimento foi regularizado. Disponível em todas as unidades de dispensação.
3 – Sobre a Reclamação da falta do medicamento “Glicazida”.
Aquisição solicitada, aguardando entrega.
A Prefeitura de Atibaia ainda explicou que após a matéria publicada no dia 31, medidas já haviam sido tomadas para solucionar a falta dos medicamentos citados, e que a demora acontece também por causa do processo de licitação.
“Após a ocorrência do processo licitatório, a entrega não é imediata. O abastecimento está sendo regularizado. A sertralina não está em falta.” Afirmou a assessoria sobre a situação atual desses casos.
Sobre como o munícipe deve proceder para adquirir esses remédios quando sua compra é imprescindível e o paciente não tiver condições financeiras para comprá-los a Prefeitura informou que:
“A municipalidade não dispõe de mecanismo para aquisição de medicamento de forma diversa à legislação, no caso, a Lei 8666/93 e suas alterações.”
Para acessar na íntegra a Lei 8666/93 basta acessar o link (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm