NOTÍCIAS
Falta de acessibilidade é desafio cotidiano de cadeirante nas ruas de Atibaia
Munícipe enviou reclamação ao “Espaço do Leitor” apontando dificuldade de acesso em ruas e comércios de Atibaia
Foto: Divulgação/Internet
Como estão as ruas de Atibaia? Quando o assunto é acessibilidade, pessoas com necessidades especiais notaram que muitos trechos do município não possuem rampas, acessos e condições básicas para cadeirantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
E isso também acontece com lojas, comércios e locais públicos, o que faz com que cadeirantes e pessoas com necessidades especiais não tenham autonomia e precisem obrigatoriamente estar acompanhadas por outra pessoa para se deslocar em algumas regiões.
A munícipe Nelci, enviou ao “Espaço do Leitor” sua experiência como cadeirante na cidade de Atibaia
“Sou cadeirante e moro há pouco tempo em Atibaia. Adoro passear e conhecer a cidade, mas se não fosse a ajuda de meu marido ou filha isso seria impossível. As calçadas são ruins e praticamente não existem rampas de acesso e quando existem são mal projetadas tornando as subidas e descidas desgastantes. Muitas lojas e comércio não têm rampas de acesso. É muito triste e revoltante. Os idosos devem sofrer demais. E eu jamais conseguiria andar de cadeira de rodas sozinha.” Afirma.

Acesso ao Mercado Municipal
O Portal Atibaia News enviou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia a reclamação da munícipe.
Avanço no Plano de Mobilidade Urbana precisa respeitar Patrimônio Histórico do Município
A Prefeitura de Atibaia respondeu em nota sobre os principais problemas apontados pela munícipe em sua reclamação.
Sobre a existência de projetos para melhorar os acessos para cadeirantes as ruas da cidade e também as praças e outros locais públicos, a nota informou que:

Calçada estreita na Avenida Santana
“Prefeitura de Atibaia está avançando com o Plano de Mobilidade Urbana, que inclui propostas de melhoria de acessibilidade em diversas ruas e vias públicas. Em locais com características históricas e técnicas mais complexas, as intervenções precisam ser cuidadosamente planejadas para equilibrar a acessibilidade com a preservação do patrimônio. Nosso objetivo é ampliar progressivamente a inclusão nos espaços públicos da cidade, inclusive em praças e áreas de convivência”
Outro ponto importante da reclamação era que muitas lojas e comércios ainda não possuem rampas e acesso adequados a cadeirantes.
“A legislação federal estabelece regras claras sobre acessibilidade, e o município atua para garantir seu cumprimento. Em Atibaia, novas construções e comércios precisam estar adequados para obter o alvará de funcionamento. No caso de estabelecimentos mais antigos, a exigência de adequação é feita pela SEDEC durante o processo de renovação do alvará, com orientações técnicas para viabilizar as melhorias”. Informou a prefeitura de |Atibaia.
Já sobre a situação nos bairros, em que muitas calçadas não são adequadas a cadeirantes, e que além de não possuírem rampas de acesso ainda apresentam falhas e buracos, a Prefeitura informou que a responsabilidade legal da manutenção desses espaços é do proprietário e não do poder público.
“Embora a responsabilidade legal seja dos proprietários, o município tem atuado por meio da Divisão de Fiscalização e Controle de Mobilidade Urbana, com vistorias, notificações e orientações técnicas. Estamos estudando também a implementação de projetos-modelo e ações educativas para incentivar a padronização e ampliar a acessibilidade nos bairros”.
A população pode registrar reclamações, sugestões e solicitações através do endereço eletrônico ([www.atibaia.sp.gov.br](http://www.atibaia.sp.gov.br)) ou pelo telefone (11) 4418-7800 (ramal 5). Cada solicitação é registrada por protocolo e encaminhada à secretaria responsável, com acompanhamento garantido.