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POSTADO EM 25/04/2020 - 16h01

Leitor reclama do atendimento telefônico das unidades do CRAS de Atibaia; Prefeitura esclarece

Durante a quarentena unidades do CRAS são responsáveis por prestar informações a população e orientações sobre os auxílios e benefícios emergenciais. Telefones estariam “fora do gancho” segundo testemunho de leitor

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News através do seu espaço do leitor, recebeu uma reclamação de um munícipe afirmando que unidades do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) do município não estão atendendo de forma devida as demandas da população no período de quarentena.

Munícipes tem procurado as unidades do CRAS para obterem informações sobre os auxílios emergenciais, benefícios estaduais e municipais para as pessoas de baixa renda.

A reclamação que nos foi encaminhada na íntegra foi a seguinte:

"Oi boa noite, gostaria de fazer uma denúncia e queria pedir para fazerem uma reportagem sobre o assunto!!!
Acontece em Atibaia, em vários CRAS da cidade, onde passaram uma lista de números de telefones onde as pessoas estão ligando e ninguém atende ou só dá ocupado, diante essa situação fui até o CRAS do meu bairro e
constatei com meus olhos que os telefones estão fora dos ganchos e por isso ninguém conseguiu contato !!!! Me refiro ao kit merenda das escolas municipais, pediram para entrar em contato com o CRAS para receber a
cesta!!! E eles estão fazendo isso e tem famílias que estão precisando, o que fazer nessa situação? Nos ajude faça uma reportagem lá, para ver se eles ao menos respeitem a dor de quem está precisando isso de desumano".

Esclarecemos que o Portal Atibaia News não fez nenhuma investigação do fato no local, cabendo ao denunciante a comprovação da veracidade dos fatos denunciados, como data, hora, local e nome do funcionário que estava no CRAS no momento.

Encaminhamos a reclamação através da Assessoria de Imprensa de Atibaia. A Secretária de Assistência Desenvolvimento Social Magali Pereira Goncalves Costato Basile, gentilmente prestou esclarecimentos sobre o funcionamento das unidades do CRAS no município.

Segue abaixo a resposta:

Os equipamentos Centro de Referência da Assistência Social - CRAS (Caetetuba, Imperial, Portão e Tanque) ficaram exclusivamente com a responsabilidade de auxiliar a população nos aplicativos do Governo Federal (Auxilio Emergencial), Governo Estadual (PICPAY), os encaminhamentos de Benefício de Prestação Continuada, além de orientações pertinentes.

Importante informar à população que o Governo Federal bloqueou a base do Cadastro Único em 20 de março p.p., razão pela qual o município não pode  fazer novos cadastros.

A SADS, para atender a população com mais qualidade criou um cadastro central para receber os pedidos de benefício eventual/alimentos, onde todas demandas são atendidas pelos plantonistas, e as pessoas que possuem Cadastro Único  e são beneficiários do Programa Bolsa Família são cadastradas na base central no primeiro atendimento.

As pessoas que não possuem CADÚNICO, são transferidas para um técnico social com o fim de fazer a entrevista social e serão eventualmente  inseridas no Cadastro Central do Benefício Eventual/Alimentos.

Todos pedidos depois de  avaliados são inscritos no cadastro central. Após o cadastramento, os motoristas fazem as entregas na residência do demandante.

Razão pela qual, os telefones ficam ocupados durante todo o dia, para os atendimentos, o que causa congestionamento nas linhas telefônicas.

Segue abaixo a lista de telefones que atendem de segunda a sexta-feira, nos horários descritos, além deste canal de comunicação, criamos também um e-mail para facilitar a comunicação entre a população e o setor competente:

das 9 às 15 horas: 4414.0656, 4414.0667, 4414.0686, 4414.0669, 4414.0685

das 8 às 17 horas: 4414.0664, 4414.0660, 4414.0659,  4414.0675, 4414.0657, 4413.1655.

email: beneficioeventualcovid@atibaia.sp.gov.br

Desta forma, gastaríamos de saber em que CRAS o denunciante esteve, com o fim de apurar eventual responsabilidade.

Esclarece  antecipadamente que muitas vezes o atendente pode deixar usuário em espera, com telefone fora do gancho, enquanto faz uma consulta remota, pois necessita verificar informações na base do Governo Federal, Estadual ou outra fonte.

Solicitamos, que a população utilize os telefones disponibilizados  acima ou e-mail, tendo em mãos sempre o cartão do NIS, documentos pessoais de todas as pessoas residentes, para o cadastro.

Fundamental a informação correta do telefone para retorno e endereço para entrega do benefício eventual/alimento.

As cestas básicas ofertadas para os alunos da rede municipal de Educação, beneficiários do Programa Bolsa Família, estão sendo entregues nas suas residência, não precisam buscar as bases da Assistência Social.

Para conhecimento, a SADS entrega em média 200 cestas por dia, entre o cadastro e a entrega são necessários em média 3 a 4 dias,

Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos,

Atenciosamente

Magali Pereira Goncalves Costato Basile
Secretaria de Assistência Desenvolvimento Social

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